Benefícios do chocolate para pele e cabelos

Enquanto muitos se preocupam com o surgimento de espinhas, dermatologista diz que consumo moderado faz bem


A Páscoa se aproxima, e com ela, chocolates de todos os tamanhos, formas e sabores. No entanto, muitas pessoas ainda se preocupam com alguns fatores na hora do consumo, como o surgimento de espinhas.

Segundo a dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Angélica Pimenta, “não há estudos que comprovem que o chocolate desencadeie a acne, porém tudo em excesso deve ser evitado”.

No entanto, o ideal é consumir um tablete pequeno (25 g) por dia e optar pelo meio amargo, que contém menor teor de gordura e maior quantidade de cacau em sua composição.

Foto: Freeimages
Consumo moderado de chocolate faz bem à saúde

O chocolate meio amargo, por ser rico em polifenóis (substâncias naturais que protegem a pele da radiação solar) pode ser um ótimo aliado na proteção dos efeitos nocivos do sol.

Além disso, o grão de cacau é rico em flavonoides, que atuam como antioxidantes, protegendo o organismo da ação danosa dos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento precoce, bem como pela incidência de doenças).

“O chocolate possui uma série de propriedades benéficas ao organismo. Quando consumido nas porções adequadas, o alimento atua como anti-inflamatório, podendo uniformizar o tom da pele e aumentar a hidratação da cútis, sendo até utilizado em tratamentos anti-idade”, afirma Angélica.

A massa gordurosa presente no cacau forma uma camada protetora, proporcionando viço, maciez e luminosidade para pele. “O chocolate é um forte aliado na hidratação, tanto da pele quanto do cabelo, sendo indicado também para a recuperação da ­fibra capilar. O tratamento pode ser realizado a base de xampus ou máscaras”, explica Angélica, acrescentando que “para a pele, o chocolate é indicado em hidratações intensivas, já que possui ácido graxo, que forma uma camada de proteção na cútis”.

Portanto, se engana quem acha que o queridinho das mulheres pode ser maléfico ao organismo. “Se utilizado na quantidade e forma correta, o chocolate pode ser um ótimo aliado da beleza, saúde e bem estar”, finaliza Angélica.

[img-1]RECEITAS DE MÁSCARAS CASEIRAS COM CHOCOLATE

Pele:

Ingredientes:

– ½ barra de chocolate
– 1 pote de iogurte natural
– 2 colheres de sopa de mel
– 1 colher de sopa de óleo de amêndoa ou canola (opcional)

Preparo:

Bater o iogurte natural com a barra de chocolate no liquidificador. Adicione as colheres de mel e o óleo (opcional). Quem tem pele oleosa deve evitar o óleo. Deixe agir por 20 minutos e retire com água. Se preferir, aplique a máscara morna na pele.

Cabelos:

Ingredientes:

– 200 ml de água
– 01 colher (sobremesa) de chocolate em pó (também pode ser achocolatado).
– 01 colher (sopa) de amido de milho (maisena)
– 01 colher (sopa) de mel
– 02 colheres (sopa) de uma máscara de hidratação a sua escolha
– 01 colher (sopa) óleo vegetal (uso cosmético) a sua escolha

Preparo:

Leve ao fogo a mistura de água, maisena e chocolate em pó. Certifique-se que todos estejam bem dissolvidos para não empelotar. Sempre mexendo, mantenha no fogo até notar que a mistura está homogênea (nem muito fina e nem muito grossa). Desligue o fogo.

Quando a mistura estiver morna, em um recipiente plástico ou liquidificador, adicione os demais ingredientes e misture. Com o cabelo limpo, aplique mecha por mecha, enluvando bem. Evitar no couro cabeludo.

Coloque um touca e deixe agir de 10 a 20 minutos. Enxague, e se achar necessário, condicione. Finalize à sua maneira.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora