Varizes: causas, sintomas e tratamentos

Muitos fatores podem causar as varizes, principalmente a predisposição genética, gravidez, idade avançada, obesidade, entre outros


As varizes são veias dilatadas e deformadas, com coloração azulada, que aparecem com mais frequência nas pernas. Muitos fatores podem causar as varizes, principalmente a predisposição genética, gravidez, idade avançada, obesidade, caso de trombose nervosa e ficar muito tempo de pé.

Em outros casos, no entanto, elas podem indicar algum problema de saúde mais grave, como coágulos de sangue, veias danificadas, vasos sanguíneos anormais ou tumores.

Foto: Reprodução
Varizes são veias dilatadas e deformadas, com coloração azulada, que aparecem com mais frequência nas pernas

“Para a maioria, praticar exercícios, perder peso e ser mais ativo é o suficiente para melhorar o quadro. Em casos mais graves ou quando há dor, existe a cirurgia de varizes ou escleroterapia, conhecida como aplicação de varizes, que remove os vasos sanguíneos comprometidos. O procedimento é simples e de rápida recuperação”, diz Nívea Teresa de Toledo Lins Czernocha, angiologista da Medcenter Policlínica Copacabana.

Existem formas de prevenir as varizes, como fazer atividades físicas regularmente, tomar cuidado com o uso de anticoncepcionais, ter uma dieta balanceada e rica em antioxidantes, trocar de posição regularmente, evitar o uso prolongado de salto alto, elevar as pernas sempre que possível e, caso prescrito por um médico, utilizar meias de compressão.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!