Sete bons motivos para comer brócolis

Comer brócolis regularmente melhora o sistema imune, alivia a prisão de ventre e é bom para quem tem problemas cardiovasculares ou inflamatórios


O brócolis, além de ter apenas 37 calorias em 100g, é um vegetal cientificamente reconhecido por prevenir alterações celulares que podem se tornar cancerígenas, por possuir altas concentrações de sulforafanos, assim como a couve-de-bruxelas ou o repolho, por exemplo. A melhor forma de consumir o brócolis é com as suas folhas e talos e cozido ao vapor por 20 minutos, para não perder muito da sua vitamina C, mas pode ser usado também cru em saladas. Também pode utilizá-lo na preparação de suco naturais, juntamente com laranja, melão ou cenoura, por exemplo.

Comer brócolis regularmente também melhora o sistema imune, alivia a prisão de ventre e é bom para quem tem problemas cardiovasculares ou inflamatórios como artrite ou tendinite, por exemplo. Além dele, a couve-flor também é bastante utilizada em dietas de emagrecimento e para prevenir problemas como câncer.

Foto: Adobe Stock
Consumir o vegetal regularmente também melhora o sistema imunológico

Confira os benefícios do brócolis:

  • Reduz o colesterol. O brócolis é um alimento rico em fibra solúvel que se liga ao colesterol no sangue, tornando-o mais fácil de eliminar pelo fígado, ajudando a manter controlados os níveis de colesterol no organismo.
  • Doenças cardiovasculares. Além de reduzir o colesterol, mantém os vasos sanguíneos mais fortes sendo, por isso, capaz de manter a pressão arterial controlada. Além disso, contém sulforafano, uma substância com propriedades anti-inflamatórias que previne o surgimento de lesões nos vasos sanguíneos e desenvolvimento de doenças nas artérias coronárias.
  • Facilita a digestão. É uma boa forma de manter o processo digestivo funcionando corretamente, pois a sua rica composição em sulforafano regula as quantidades de bactérias no estômago, evitando o aparecimento de úlceras ou gastrite, por exemplo.
  • Prisão de ventre. É um vegetal que contém cerca de 1 grama de fibras por cada 10 calorias e, por isso, é um excelente remédio natural para melhorar o funcionamento do intestino e evitar o desenvolvimento de prisão de ventre.
  • Protege os olhos. A luteína presente no brócolis ajuda a proteger os olhos contra a degradação da mácula e desenvolvimento de cataratas, problemas que tornam a visão embaçada, especialmente em idosos.
  • Articulações. É é um vegetal com excelentes propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir a inflamação das articulações, podendo atrasar o desenvolvimento de problemas articulares como osteoartrite, por exemplo.
  • Câncer. É um cruciferário rico em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias que atuam como antioxidantes, ajudando a prevenir o desenvolvimento de vários tipos de câncer, especialmente câncer de estômago e intestino.

Suco de brócolis para estimular o cérebro

O suco de brócolis é um excelente remédio caseiro e natural, para estimular a função cerebral pois é rico em magnésio, que é vital para o funcionamento do sistema nervoso e do cérebro. Pode até mesmo ser utilizado como remédio caseiro sendo ideal para os indivíduos que trabalham muito e também para estudantes. O suco ajuda a ter uma melhor concentração e maior disposição para as tarefas mentais.

Ingredientes

  • 1 pepino
  • 4 ramos de brócolis
  • 1 cenoura

Modo de preparo
Basta descascar o pepino e a cenoura e cortá-los em pequenos pedaços. Posteriormente, todos os ingredientes devem ser adicionados na centrífuga para que sejam reduzidos a suco. Após esse procedimento, o suco está pronto para ser bebido.

Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!