Remédios caseiros para tratar a gripe

Depois de tomar o chá a recomendação é que se deve permanecer por meia hora deitado na cama, com alguns cobertores


Algumas ótimas opções de remédios caseiros para diminuir os sintomas de gripe da gripe comum ou da gripe H1N1, são tomar o chá de limão, equinácea, alho, tília ou sabugueiro, porque estas plantas medicinais possuem propriedades anti-inflamatórias que ajudam o organismo a vencer a doença. Depois de tomar o chá deve permanecer por meia hora deitado na cama, com alguns cobertores, pois isto fará suar bastante, ajudando a combater a doença. Além disso, pode colocar uma bolsa de água quente sobre os músculos para diminuir o desconforto muscular e esquentar bem os pés.

Fonte: Tatiana Zanin, nutricionista / www.tuasaude.com

Confira quatro receitas naturais que ajudam a descongestionar nariz, estimulam o sistema imunológico e aumentam a resistência do organismo

Chá de mel e limão

Foto: Diulgação
Excelente remédio natural é o chá de limão com mel que melhora a respiração

Ingredientes

  • Suco de 1 limão;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo
Deve-se adicionar o mel à xícara de água fervente, mexer bem até se tornar uma mistura toda igual e depois acrescentar o suco puro de 1 limão. Depois de preparado deve tomar o chá logo a seguir ao seu preparo, sendo que é importante só acrescentar o suco de limão por último para garantir que a vitamina C presente na fruta não se perca. Além disso, para tratar a gripe é recomendado tomar este chá de 2 a 3 vezes ao dia, por exemplo no lanche da manhã e da tarde e antes de dormir.

Chá de equinácea

Foto: Divulgação
Chá de equinácea

Um outro bom remédio caseiro para gripe é tomar o chá de equinácea porque ela estimula o sistema imune e favorece a sudorese, aumentando a transpiração e ajudando no combate da febre, por exemplo.

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de equinácea;

Modo de preparo
Colocar a equinácea na água fervente e aguardar 10 minutos. Depois basta coar e tomar logo a seguir.

Foto: Divulgação
Chá de sabugueiro

Chá de sabugueiro

O chá de sabugueiro com tília aumenta a resistência do organismo e a tília promove o suor, favorecendo a diminuição da febre, tal como o chá de equinácea.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de sabugueiro;
  • 1 colher de chá de tília;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo
Para preparar esse chá, adicione o sabugueiro e a tília na xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos, devidamente tapado. Só depois deve coar e tomar.

 

Chá de alho

Foto: Divulgação
Tomar o chá de alho também é um excelente tratamento natural contra gripe

Ingredientes

  • 3 dentes de alho;
  • 1 colher de mel;
  • 1/2 limão;
  • 1 xícara de água;

Modo de preparo
Amassar os dentes de alho e adicionar numa panela juntamente com a água e deixar ferver por cerca de 5 minutos. Depois acrescentar meio limão espremido e o mel, e tomar a seguir, ainda morno.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora