25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Crianças

Proteção exagerada pode ser ruim para a imunidade

Por mais que bebês e crianças tenham um sistema imunológico frágil, os pais devem se preocupar em não prejudicar o desenvolvimento das defesas

Por Da Redação

24 de setembro de 2019, às 11h35

Por mais que bebês e crianças tenham um sistema imunológico frágil, os pais não devem proteger de forma exacerbada a saúde de seus filhos, pois isso pode ser ruim para o desenvolvimento de suas defesas, ou seja, pode prejudicar a imunidade.

Foto: Divulgação
Proteção exagerada pode prejudicar a imunidade da criança

Pode parecer contraditório, mas o fortalecimento do sistema imune depende de exposição aos agentes infecciosos presentes em todo lugar. Proteção exagerada pode resultar em infecções graves no futuro

“As crianças não devem ser superprotegidas. É um erro os pais impedi-las de brincar ao ar livre para não se sujarem ou de ir a uma festa de aniversário para evitar contato com possíveis crianças doentes, que engatinham ou andam descalças pela casa, por exemplo. O sistema imunológico só vai conseguir se desenvolver se entrar em contato com esses fatores ambientais”, informa a imunologista Cláudia Lobo Cesar.

Ainda segundo a especialista, as crianças muito protegidas podem vir a ter infecções graves no futuro por não terem desenvolvido anticorpos suficientes para combater determinadas infecções. Portanto, o ideal é permitir que os pequenos tenham contato com todo tipo de ambiente e com outras crianças, mesmo que no início sofram com doenças como gripe e resfriado com bastante frequência.

Fonte: Cuidados pela Vida

Publicidade