28 de março de 2024 Atualizado 17:39

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Atenção

Problemas ginecológicos que aparecem com o verão

Os quatro problemas mais comuns são a candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana e a infecção urinária

Por Da Redação

30 de novembro de 2019, às 07h54

Com a chegada do verão, alguns episódios desagradáveis costumam aparecer e prejudicar a saúde feminina. Por esse motivo, é preciso tomar alguns cuidados especiais para evitar o desenvolvimento e a propagação de doenças ginecológicas.

Foto: Divulgação
Um dos principais problemas é a umidade ou o excesso de calor na região vaginal

Os quatro problemas mais comuns são a candidíase, tricomoníase, vaginose bacteriana e a infecção urinária. “Ficar com o biquíni molhado ou até mesmo usar roupas sintéticas podem fazer com que os corrimentos se tornem mais recorrentes nessa época do ano”, alerta o médico ginecologista Dr. Domingos Mantelli.

Para evitar problemas o ginecologista sugere algumas dicas simples que podem minimizar os riscos de desenvolver tais doenças:

  • Evite usar calças apertadas, prefira utilizar vestidos e saias, além de calcinhas de algodão;
  • Sempre apare os pelos pubianos. Isso facilita a higienização;
  • Faça sempre uma higiene íntima após o ato sexual, urinar e evacuar. Troque o absorvente durante a menstruação. O sabonete utilizado deve ser o neutro ou o íntimo e com indicação do ginecologista;
  • Não utilize sabonete comum na higiene íntima e, após a lavagem externa, utilize toalha higiênica. O uso regular e descuidado do papel higiênico pode causar irritação local;
  • Lave as roupas íntimas com água e sabão e seque-as ao sol. Não seque peças íntimas em ambientes fechados e úmidos como banheiros;
  • Não compartilhe sabonetes, peças íntimas e toalhas.

Entenda os sintomas e o desenvolvimento de cada doença:

1 – Candidíase

A doença causa coceira e dores vaginal, tanto para urinar quanto no ato sexual, além de corrimento branco com odor cítrico. O problema tem cura, e o tratamento deve ser feito com medicação antifúngica via oral e creme vaginal, por uma semana. A causa é o fungo do gênero “cândida”, microorganismo que pode ser transmitido durante o sexo, embora não seja considerado uma DST  (doença sexualmente transmissível).

2 – Tricomoníase

Causada pelo parasita Trichomonas vaginalis, sua transmissão também se dá por via sexual. O mal causa inflamação da vagina acompanhada de corrimento amarelo-esverdeado com odor desagradável, que causa dores ao urinar e durante o ato sexual. Se não for tratada, a doença pode suscitar em infertilidade e câncer do colo do útero. O tratamento é feito com medicamento via oral.

3 – Vaginose bacteriana

É causada principalmente pela bactéria chamada Gardnerella Vaginalis, seu principal sintoma é um corrimento amarelo ou branco-acinzentado que tem um odor forte e que piora durante as relações sexuais e na menstruação. Também pode provocar ardor e um pouco de coceira. O tratamento é realizado com medicamento via oral e creme vaginal.

4 – Infecção Urinária

A infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário como rins, bexiga, uretra e ureteres. Esse tipo de infecção é comum em mulheres devido ao tamanho da uretra feminina, que é menor do que a masculina. Os principais sintomas são ardência ao urinar, excesso de vontade de urinar, e urina escura e com forte odor, além de dores pélvica e retal. Em casos mais graves há sangramento na urina.

*Estagiária Maíra Torres, sob supervisão de Guilherme Magnin.

Publicidade