29 de março de 2024 Atualizado 09:51

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Saúde

Pesquisa mostra qual esporte reduz chances de morte prematura

Estudo publicado no British Journal of Sports Medicine analisou informações de 80 mil pessoas

Por Agência Estado

13 de junho de 2019, às 07h36 • Última atualização em 13 de junho de 2019, às 15h53

Foto: Esporte foto criado por freepik - br.freepik.com
Os esportes de raquete também são benéficos para diminuir risco de morte por doenças cardíacas ou AVC

Quais exercícios vêm à sua mente quando o assunto é prevenção de doenças? Talvez corrida, caminhada, natação, dança ou ciclismo. Mas esportes de raquete, como tênis e badminton, podem trazer benefícios ainda maiores. É o que diz estudo publicado no British Journal of Sports Medicine.

Após analisarem informações de 80 mil pessoas, os pesquisadores descobriram que praticantes de esportes com raquetes têm redução de 47% em relação à chance de morte prematura. Este número ultrapassa a natação, atividades aeróbicas e ciclismo, que ficaram respectivamente em segundo, terceiro e quarto lugar na análise.

Aqui estão os números:

  • 47% menor risco de morte prematura com esportes de raquete
  • 28% menor com natação
  • 27% menor com aeróbicos
  • 15% menor com ciclismo

Os esportes de raquete também são benéficos para diminuir risco de morte por doenças cardíacas ou AVC. E quanto mais os participantes do estudo se exercitavam, menos risco de morte tinham. Assim, práticas como tênis, badminton, squash e raquetebol trabalham o equilíbrio, força, flexibilidade e sociabilidade.

Tênis e iniciantes

Você já tentou praticar tênis? Apesar de parecer fácil repetir os movimentos que os profissionais fazem dentro de quadra, o tênis não é um esporte fácil de dominar. Ele é, de fato, uma atividade divertida – mas deve ser enxergado como um caminho para se manter em forma, não necessariamente para entrar em forma.

Caso um jogador não esteja em boa forma e, mesmo assim, inicie a prática do tênis, existem reais riscos de lesões. O iniciante poderá ter uma imagem ruim desse esporte e achar que ele pode ser mais prejudicial do que útil — o que na verdade não é.

Exigência

De um modo geral, o tênis é um esporte que se baseia em sprints curtos e mudanças constantes na técnica. Justamente por ser uma atividade dinâmica e de diferentes movimentos, exige muito das articulações e músculos. Não à toa iniciantes se machucam seriamente e optam por não continuar no tênis.

Na verdade, as lesões musculares geralmente ocorrem a partir de movimentos bruscos rápidos. Um bom aquecimento seguido de bom alongamento pode ajudar a diminuir as tensões musculares. Ele deve incluir um movimento lento, que dure pelo menos 30 segundos, em cada grupo muscular dos braços e pernas.

Entretanto, aqui vai uma dica: para se divertir com o tênis e não ter uma grande desilusão desse esporte, tão desafiador e dinâmico, é bom lembrar sempre de procurar bons profissionais para alcançar níveis físicos adequados e fazer o uso de equipamentos de corretos.

 

Publicidade