19 de abril de 2024 Atualizado 20:22

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Boca

Perda de dente pode provocar problemas bem maiores

Segundo dentista, quando há ausência de um dente, o paciente apresenta maiores riscos de desenvolver problemas funcionais

Por Da Redação

20 de setembro de 2019, às 16h48

Assim como são importantes para um sorriso esteticamente bonito, os dentes também desempenham funções específicas na boca. Por isso, a perda de um dente pode provocar problemas bem maiores que a diminuição da autoestima. De acordo com o dentista Eduardo Nakanishi, quando há ausência de um dente, o paciente apresenta maiores riscos de desenvolver problemas funcionais.

Foto: Pixabay
Perder um dente pode ir muito além da estética e causar problemas ainda mais sérios

“Quando o problema ocorre nos dentes posteriores, a mastigação pode ficar comprometida, o resultado é a sobrecarga do sistema digestório, levando a esofagite e refluxo, por exemplo”. Além de problemas na mastigação, a falta de dente também compromete a estrutura óssea, que por não ter suporte, se desgasta com o passar do tempo.

“A função do dente é a proteção do tecido periodontal e da gengiva. Com a ausência, a gengiva fica muito mais exposta e sujeita a lesões durante a escovação ou até mesmo na mastigação de alimentos mais duros”.

Esteticamente, a perda acentuada dos dentes pode trazer um aspecto envelhecido a face, pois a boca tende a ficar mais murcha e o queixo perde forma ideal. “Essa mudança de anatomia também compromete a fala, já que a boca funciona como uma ‘caixa de ressonância’ e os dentes auxiliam no processo de transmissão do som”, pontua Eduardo.

Publicidade