Má alimentação e sedentarismo são os principais vilões

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 18,9% dos brasileiros são obesos


Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 18,9% dos brasileiros são obesos. A porcentagem de pessoas que estão acima do peso chega a 54%. O número é alto e preocupa instituições como a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Foto: Divulgação
Hipertensão, diabetes, asma, síndrome do fígado gordo, apneia do sono e cancro são algumas das doenças associadas à obesidade

A má alimentação e o sedentarismo são os principais vilões contra a saúde. “A prática de exercícios físicos aliada a um emagrecimento saudável é uma chave para começar a mudar hábitos que prejudicam a saúde. Esse é um alerta nacional, são dados preocupantes, as pessoas precisam se conscientizar”, explica a endocrinologista da clínica Fisioforma, Rene Baccega.

Hipertensão, diabetes, asma, síndrome do fígado gordo, apneia do sono e cancro são algumas das doenças associadas à obesidade.

“O acúmulo de gordura abdominal também está relacionado com o aumento de incidência de doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol e triglicérides”, comenta a especialista. O processo de emagrecimento saudável é a maneira de combater a obesidade. Mas essa caminhada não deve ser feita sozinha.

“É importante o acompanhamento de especialistas para que haja uma perda de peso consciente e saudável. A avaliação é importante para analisar a parte metabólica e hormonal do paciente, os cuidados com a alimentação e a nutrição do organismo são fundamentais a todo o momento”, explica a nutricionista da clínica Fisioforma, Sibelle Rehder Galvão.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora