Importância da vitamina C para o organismo

Ela aumenta a fabricação dos glóbulos brancos, que atua combatendo a presença de micro-organismos e corpos estranhos


As vitaminas são substâncias essenciais para o nosso organismo. Infelizmente, nosso corpo não é capaz de produzi-las, por isso, precisamos obtê-las por meio da nossa alimentação.

O ácido ascórbico, conhecido popularmente como vitamina C, é uma molécula hidrossolúvel que desempenha função na hidroxialquiação (hidroxilação) das reações bioquímicas nas células, sendo sua maior atuação no colágeno. O colágeno é grande responsável pela saúde dos ossos, pele, dentes, tendões, paredes dos vasos sanguíneos, além de ser um ótimo antioxidante.

Foto: Divulgação
Na pele, a vitamina C age estimulando a produção de colágeno e renovando as células mortas; todo o nosso corpo é beneficiado por esse nutriente!

Quando a pessoa não consegue manter o nível ideal de vitamina C no organismo por meio da alimentação, é necessário recorrer à suplementação desse nutriente, no entanto, ela deve ser prescrita por um profissional.

Há muitos casos registrados de pessoas que fizeram uso de suplementação de vitamina C por contra própria e de forma incorreta, e acabaram desenvolvendo problemas de saúde.

A vitamina C tem um papel importante em diversas áreas do nosso corpo. Em nosso sistema imunológico ela aumenta a fabricação dos glóbulos brancos, que atua combatendo a presença de micro-organismos e corpos estranhos em nosso organismo, além de aumentar a quantidade de anticorpos.

QUANTO TOMAR

A quantidade ideal que deve ser ingerida diariamente é de 75mg para mulheres e 90mg para homens. Tanto o excesso quanto a carência dessa vitamina pode ser prejudicial.

As pessoas que fumam precisam consumir essa vitamina em quantidades maiores do que os não fumantes, isso ocorre devido à necessidade do organismo em consumir maiores porções dessa substância para anular os radicais livres produzidos pelo cigarro.

Benefícios da vitamina C

  • São muitos os benefícios que esse nutriente pode proporcionar ao nosso corpo, sendo eles:
    Melhora a imunidade;
  • Evita o envelhecimento da pele;
  • Combate os radicais livres;
  • Auxilia na amenização de rugas e linhas de expressão;
  • Ajuda no clareamento de manchas na pele;
  • Deixa a pele com um brilho natural;
  • Melhora a absorção de ferro;
  • Evita problemas de visão;
  • Proporciona resistência aos ossos;
  • Melhora e preveni resfriados e gripes;
  • Possui ação antioxidante;
  • Previne derrame;
  • Diminui o estresse;
  • Contribui para a queima de gordura;
  • Melhora o humor;
  • Ação antialérgica;
  • Auxilia no tratamento de escorbuto;
  • Protege contra doenças cardiovasculares;
  • Reduz a glicemia em diabéticos.

VITAMINOCULTURA

Nome dado à condição causada pelo excesso de vitamina. Consumi-las indiscriminadamente pode trazer riscos à saúde. No caso da vitamina C, pode causar:

  • Diarreia;
  • Cólicas;
  • Dor abdominal;
  • Dor de cabeça;
  • Pedra nos rins;
  • Intoxicação.

FONTES DE VITAMINA C

Para usufruir dos seus benefícios é preciso manter uma dieta balanceada, ingerindo alimentos que são ricos nesse nutriente. Confira quais são eles:

  • Laranja;
  • Goiaba;
  • Limão;
  • Pimentão amarelo;
  • Brócolis;
  • Kiwi;
  • Morango;
  • Acerola;
  • Caju;
  • Couve-de-bruxelas;
  • Camu-camu.

QUANDO FALTA

O nosso corpo apresenta alguns sinais de que está com carência de vitamina C, confira alguns deles:

  • Cansaço;
  • Palidez;
  • Tontura;
  • Anemia;
  • Feridas que demoram a cicatrizar;
  • Sangramento na gengiva ou nariz;
  • Queda de cabelo e enfraquecimento das unhas;
  • Manchas arroxeadas pelo corpo;
  • Dor nos ossos;
  • Queda e amolecimento dos dentes;
  • Tristeza;
  • Estresse;
  • Dificuldade em raciocinar.* Se detectar a presença desses sintomas, mude sua alimentação e inclua alimentos ricos em vitamina C, se o quadro continuar, busque ajuda médica!

Fonte: www.pessoadoente com.br

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