Homens e a estética: vaidade sem tabu

Homens têm procurado cada vez mais procedimentos estéticos; lipoaspiração e cirurgia no nariz estão entre os mais buscados


Se há alguns anos as salas de espera dos consultórios de cirurgia plástica eram frequentadas quase que exclusivamente por mulheres, atualmente o cenário mudou. As discussões sobre os papeis sociais definidos com base no gênero têm possibilitado que os homens entendam que preocupação estética não é “coisa de mulher” e assumam sua vaidade. Com isso, a busca por cirurgias estéticas vem crescendo entre o público masculino.

No consultório do cirurgião Luís Felipe Maatz, por exemplo, a presença masculina saltou de 3% para 10% nos últimos anos. O médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo) e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.

Foto: Adobe Stock
Lipoaspiração e cirurgia no nariz estão entre os mais buscados por homens

“Talvez por algum tipo de tabu, antigamente os homens correspondiam a um público pequeno dentro de um consultório de cirurgia plástica. Penso que existe uma tendência natural dele a procurar ser melhor, buscar qualidade de vida e bem-estar, que tem muito a ver com estética. Os homens se deram conta que não podem ficar alheios a isso”, analisou o profissional.

O procedimento mais buscado entre os homens é, assim como entre as mulheres, a lipoaspiração. Se entre o público feminino o aumento de mama aparece com destaque, entre os homens não é diferente. A segunda cirurgia mais buscada é a correção da ginecomastia, que consiste no crescimento da glândula mamária.

Por motivos estéticos e funcionais, a rinoplastia também é muito solicitada. A cirurgia promove mudanças na estrutura nasal, corrigindo disfunções, melhorando a respiração e, ainda, pode ser usada para uma melhor harmonização facial.

Outro destaque entre os homens é a abdominoplastia. O procedimento retira o excesso de pele, principalmente relacionada a perda de peso. Há ainda duas cirurgias faciais muito buscadas: a blefaroplastia, nas pálpebras, e a ritidoplastia, que reduz rugas.

O perfil de homens que têm buscado cirurgias plásticas têm entre 20 e 50 anos, de todas as classes sociais. Em comum, eles costumam ter uma vida social intensa e presença ativa no mercado de trabalho. “Eles querem parecer melhor para a sociedade, as pessoas que os cercam”, indicou Maatz.

PRIMEIRO PASSO

Em muitos casos, a decisão por uma cirurgia plástica ocorre após observar o procedimento realizado pela companheira. De acordo com Maatz, muitos homens acompanham as esposas ao consultório, veem os resultados das cirurgias e sentem-se estimulados a aderir ao tratamento.

“O processo de envelhecimento é inexorável, vai acontecer com tudo mundo. Mas envelhecer bem, observar que os anos passaram pra você e foram bons, é algo que a cirurgia plástica busca oferecer”, finalizou o médico.

Procedimentos mais procurados pelos homens

– lipoaspiração (extração de gordura)
– correção da ginecomastia (crescimento da mama)
– abdominoplastia (retirada de excesso de pele no abdômen)
– rinoplastia (cirurgia na estrutura nasal)
– blefaroplastia (cirurgia nas pálpebras para eliminar sinais de envelhecimento)
– ritidoplastia (atenua flacidez e diminui rugas no rosto e pescoço).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora