Dores no joelho acontecem em qualquer idade?

Osteoartrite é uma doença degenerativa que consiste no desgaste da cartilagem que protege a extremidade dos ossos


Sentir dor no joelho é algo muito comum em pessoas que sofrem de osteoartrite, doença degenerativa que consiste no desgaste da cartilagem que protege a extremidade dos ossos. O quadro está mais associado a pessoas idosas, por volta dos 60 anos de idade em diante. Contudo, os sintomas podem surgir mais cedo.

Atletas jovens, por exemplo, também podem ter osteoartrite e sentir dor nos joelhos, em função do desgaste feito com o exercício. Até mesmo crianças podem ser diagnosticadas com a doença, por conta de alguma infecção.

Foto: Adobe Stock
Osteoartrite é mais comum a partir dos 60 anos, mas pode aparecer mais cedo em algumas pessoas

“A dor no joelho não tem idade para aparecer. Traumas, osteoartrite, tendinites, por exemplo, podem causar esse incômodo independentemente da faixa etária”, afirma o ortopedista e traumatologista Lúcio Nakada. Independente do momento em que o problema surgir, o importante é que o diagnóstico seja feito logo no início para que o tratamento comece o quanto antes.

Dessa forma, evita-se o comprometimento severo de cartilagem, articulações e ossos, já que o tempo passado não terá sido suficiente para um estrago de grandes proporções. Fica mais fácil também controlar a dor, o que garante ao paciente uma qualidade de vida melhor.

Além dos medicamentos, é importante adotar outras medidas que complementam o tratamento, ajudando no controle da dor e dos demais sintomas do quadro.

Manter uma alimentação saudável e uma rotina de exercícios físicos é fundamental, especialmente porque ajuda a evitar o sobrepeso, um fator perigoso para a saúde das articulações e ossos, além de outros problemas sistêmicos no organismo. https://cuidadospelavida.com.br.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!