19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cuidados

Dicas para eliminar as olheiras

As manchas arroxeadas e marrons podem aparecer devido ao cansaço, estresse, envelhecimento ou condição genética, mas elas têm 'cura'

Por Débora de Souza

21 de setembro de 2019, às 15h15

As olheiras são manchas que surgem sob os olhos e costumam incomodar, principalmente quando são escuras, marcadas ou profundas. Cansaço, falta de sono, predisposição genética, estresse e mesmo envelhecimento são alguns dos fatores que propiciam o seu aparecimento.

“Todos nós podemos desenvolver olheiras ao longo da vida. Contudo algumas pessoas têm predisposição genética”, comenta o médico Amarilho Soares Jr., da Clinique Vie Privilège. “Quando relacionadas ao envelhecimento, elas começam a ficar mais aparentes após os 30 anos”, completa.

Foto: Adobe Stock
Se o paciente não tomar os devidos cuidados e mudar hábitos de vida, o problema pode voltar

Os tipos mais comuns são três: de origem vascular, ou seja, concentração de vasos sanguíneos muito finos nesta região, que dão um aspecto arroxeado; de origem melânica que, como o nome diz, se refere ao acumulo de melanina (pigmento responsável pela coloração da pele) e dá um tom marrom a região; e as olheiras de profundidade, resultado da formação óssea local (genética) ou do processo de envelhecimento.

“Não é incomum existir pacientes que apresentam olheiras compostas, com dois ou os três tipos juntos”, acrescenta Soares. Noites mal dormidas, baixa ingestão diária de água, cigarro e abuso do álcool, exposição excessiva ao sol (sem proteção) e acúmulo de pigmentos de maquiagem na região dos olhos contribuem para o agravamento do problema.

TRATAMENTOS

O uso de filtro solar, cremes anti-idade específicos para a área dos olhos e mesmo as compressas caseiras podem ajudar a prevenir como melhorar o quadro de olheiras em estágio inicial. Nos casos mais aparentes e severos são indicados tratamentos com laser, peeling químico e aplicação de ácido hialurônico.

Para as de origem vascular e melânico são indicados o peeling e o laser. O peeling se utiliza de ácido tioglicólico, substância química que promove o clareamento da pele atuando para eliminação da pigmentação arroxeada, provocada pelo excesso de ferro acumulado nos vasinhos sanguíneos locais. O procedimento é realizado em consultório e pode ser semanal ou quinzenal.

“O paciente leva ainda uma fórmula manipulada, com concentração diferenciada desse ácido, para o cuidado diário em casa”, comenta o especialista. Os resultados aparecem entre a segunda e terceira sessões.

Já o laser atua para a cauterização dos vasinhos, contribuindo para o clareamento da pele. O procedimento é rápido, indolor e o paciente está apto a retomar suas atividades logo após a sessão. É indicado o uso contínuo de protetor solar, manter a pele hidratada e evitar exposição ao sol por sete dias.

O ácido hialurônico é usado no tratamento de olheiras de profundidade. A substância é injetada na pele para o preenchimento da depressão sob os olhos, provocada pela redução óssea local devido ao envelhecimento ou condição genética.

“Se for apenas profundidade, uma sessão basta para ver resultados. Caso sejam olheiras composta (associada a melanina ou vascular) serão necessários o laser ou o peeling”, diz Soares.

Em todos os casos, se o paciente não tomar os devidos cuidados e mudar hábitos de vida, o problema pode voltar, sendo necessárias sessões de manutenção.

Consultoria: Vie Privilège Clinique

E o chazinho?

O médico Amarilho Soares Jr ressalta que as compressas feitas com chá de camomila são uma ótima alternativa para prevenir ou suavizar olheiras (em estágio inicial).

“Mesmo durante os tratamentos com peeling, laser ou ácido hialurônicos, elas funcionam bem como um paliativo”, diz. A dica é fazer as compressas com algodão umedecidos com o chá gelado, posicionados sob os olhos, durante 10 minutos, pouco antes de dormir.

O tratamento caseiro pode ser associado à drenagem linfática na região dos olhos e testa, ainda pela manhã. Pode ser feito com auxílio de massageadores gelados ou mesmo uma colher um pouco gelada. A massagem ativa a circulação sanguínea do rosto, eliminando inchaços e manchas arroxeadas.

Publicidade