19 de março de 2024 Atualizado 00:25

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em casa

Coronavírus: Perda de olfato em quadro viral

A recomendação para pacientes em que os sintomas do coronavírus são leves é não sair de casa para não transmitir o vírus

Por Da Redação

02 de abril de 2020, às 15h19

Febre, tosse, dificuldade para respirar, forte cansaço, nariz congestionado, dor de cabeça e no corpo: o mundo inteiro tem na ponta da língua os principais sintomas do coronavírus, Covid-19. No entanto, dois outros novos indícios que já vinham sendo observados por médicos e especialistas foram confirmados: a perda do olfato e do paladar.

A Sociedade Francesa de Otorrinolaringologia emitiu um alerta, através das redes sociais, apontando que médicos especialistas na área, além de infectologistas franceses, vêm constatando esse sintoma em pacientes contaminados pelo coronavírus. Segundo o órgão, o sintoma relatado pelos infectados é frequentemente associado a perdas ou a alterações do paladar.

Foto: Adobe Stock
Não há motivo para preocupação caso a pessoa perceba que perdeu o olfato e o paladar: contate seu médico

Maura Neves otorrinolaringologista da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia explica que evidências da Coréia do Sul, Itália e China sugerem que muitos pacientes com o Civid-19 apresentaram redução ou desaparecimento do olfato. Na Alemanha cerca de ⅔ dos casos tiveram esse sintoma enquanto na Coréia do Sul ocorreu em 30%. Outros países como Irã, Estados Unidos e França relatam achados semelhantes.

SINTOMAS

Os sintomas de perda de olfato ocorreram antes do início dos outros sintomas e em alguns casos foi o único sintoma. “A perda de olfato pode ocorrer em qualquer infecção viral de trato respiratório, em maior ou menor grau.

Os relatos aumentados de perda de olfato associadas à pandemia atual e as características de sua ocorrência sugerem que estas pessoas sejam transmissores “saudáveis” do vírus o que ajuda a entender a rápida disseminação da pandemia. Temos muitos contaminados com poucos ou nenhum sintoma!”, explica a médica.

Não há motivo para preocupação caso a pessoa perceba que perdeu o olfato e o paladar. A recomendação, para os pacientes em que os sintomas do coronavírus são leves, é não sair de casa para não transmitir o vírus.

Então, se a pessoa perceber que perdeu o olfato, mas está bem, ela deve saber que provavelmente tem o Covid-19 e tem que se isolar. Ir para o hospital não vai fazer diferença para ela, só vai contaminar outras pessoas.

Se você percebeu alteração de olfato comunique seu médico! Atenção aos demais sintomas: febre acima de 37.8C, tosse e falta de ar!

Publicidade