19 de abril de 2024 Atualizado 16:31

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Com saúde

Comendo de maneira equilibrada

Confira conselhos práticos de nutricionista para ter uma alimentação saudável

Por Da Redação

27 de agosto de 2019, às 16h32

Quando foi a última vez que você foi em uma nutricionista? Se você é como a maioria das pessoas, que acaba perguntando sobre emagrecimento a amigos ou familiares, pode ficar ainda mais confuso sobre suas escolhas. Confira conselhos práticos da nutricionista Carolina Pimentel, Membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife Nutrition do Brasil, para quem quer ter uma alimentação mais saudável:

Foto: Adobe Stock
Inclua quantidades de proteína adequadas nas refeições e nos lanches, como shakes de proteína, ou acrescente proteína em pó, como a da soja, em saladas de frutas e smoothies

Não se concentre na perda de peso

As pessoas não devem se concentrar apenas no peso corporal, mas na saúde. Comer de forma equilibrada e ter um estilo de vida ativo é a melhor maneira de obter uma composição corporal saudável. Mantenha seu foco em alimentos com boa densidade nutricional e se exercite para construir e manter sua massa muscular.

Lanches saudáveis

Os lanches contribuem com cerca de um terço da energia diária e são parte importante de uma dieta equilibrada. Se tiverem alto teor de proteína podem ajudar na saciedade e permitir maior controle na quantidade para a próxima refeição. Por isso, incorpore lanches saudáveis ​​no seu dia, como uma barra de proteína, um shake com alto teor desse nutriente ou iogurte, por exemplo.

Dietas da moda

As dietas da moda podem fazer perder peso temporariamente, mas não são uma maneira saudável de emagrecer, pois há um risco de perder parte da sua massa muscular e não da gordura. Por isso, lembre-se que o objetivo não deve ser apenas perder peso, mas mudar seu estilo de vida para sempre com uma dieta saudável e equilibrada e atividade física.

Defina metas

Ter pequenas metas alcançadas durante a perda de peso e celebrá-las vai manter você mais motivado em chegar no objetivo final. Quando se trata de perda de peso, um ritmo lento e constante é sempre mais saudável, mas pode ser frustrante às vezes. Portanto, encontre maneiras de se recompensar ao longo do caminho – você pode querer comprar uma nova peça de roupa ou fazer uma massagem.

Não corte calorias nem pule as refeições

Dieta não é sobre o quanto você come, mas o que você come e o que você deixa de comer, já que a escolha do alimento impacta não apenas na ingestão de calorias, mas também, nos nutrientes a serem ingeridos. Dietas extremamente baixas em calorias podem desacelerar o metabolismo e inibir a perda de peso, impedindo o sucesso da dieta.

Além disso, uma alimentação pouco diversificada não oferece ao organismo todos os nutrientes necessários para a manutenção de uma boa saúde. Por isso, é importante pensar além das calorias e incluir no dia a dia, diferentes fontes de alimentos que oferecem nutrientes importantes, como as frutas e verduras.

De forma geral, é recomendado o consumo de 3 porções de frutas ao dia, o que equivale a 1 unidade média de banana, 1 maçã e 10 unidades de morango, e três porções de verduras (1 cenoura crua pequena,1 concha de quiabo cozido e 2 colheres de servir de abobrinha cozida) ao longo do dia.

Atividade todos os dias

Um dos benefícios do exercício regular é que ele ajuda a queimar calorias. A atividade física também pode ajudar a reduzir o estresse, na prevenção da perda funcional que ocorre com o envelhecimento, na redução do risco de quedas e fraturas, tem vários benefícios para a saúde cardiovascular e na prevenção do câncer, por exemplo. Por isso, avalie maneiras de incluí-la no seu dia, e crie oportunidades para se manter ativo.

Refeições rápidas e saudáveis

Planejar com antecedência as suas refeições ajudará a determinar quais ingredientes você precisa ter na geladeira, no freezer e na despensa para preparar refeições rápidas e saudáveis. Congelar os alimentos que requerem maior tempo de cozimento já prontos, como feijão e grãos integrais, pode ser uma boa saída. Já os legumes e verduras podem ser conservados lavados e secos para uso durante a semana.

Controle as porções

Se você aprender a limitar a quantidade de alimentos, conseguirá reduzir sua ingestão total de calorias. Nesse caso, tente usar pratos e copos menores ou limitar a quantidade de comida usando a colher de sopa como medida.

Fonte: HerbalifeNutrition.com.br ou Herbalife.com.br

Publicidade