Barriga inchada não se deve só ao que come

Embora as causas seja diversas, a solução aponta quase sempre para o mesmo: alimentação e estilo de vida saudáveis


Ouvir o corpo é essencial para que se perceba o motivo de se sentir algo fora do comum. Desta forma, facilmente saberá como prevenir ou resolver a situação.

Foto: Freeimages.com
Embora as causas seja diversas, a solução aponta quase sempre para o mesmo: alimentação e estilo de vida saudáveis

No caso da barriga inchada, o comum problema pode ter várias origens, sendo a mais frequente associada à alimentação. Por intolerância a certos alimentos, o corpo pode não digerir os alimentos o que resulta em barriga inchada e desconforto, algo que se evita com uma rotina alimentar mais cuidada e específica à situação de cada indivíduo.

A intolerância pode também ser resultado de se comer muito depressa o que leva a uma má digestão, ou seja, um mesmo alimento pode deixar com a barriga inchada em apenas alguns casos. Mas há outros motivos que podem fazer com que o corpo reaja assim, que passam por maus hábitos, nomeadamente o estresse. O corpo humano é uma ‘máquina’ complexa que precisa estar bem a todos os níveis para funcionar como um todo. Se não está bem a nível psicológico, é provável que o corpo reaja de variadas formas.

Também o sedentarismo causa inchaço abdominal. Ao praticar pouca atividade física e não cuidar da sua alimentação, optando muitas vezes por carboidratos em excesso, prejudica todo o organismo e a barriga inchada é reflexo desta atitude.

DIETAS

Menos óbvio são os casos de barriga inchada por dietas. Ao restringir muito a sua alimentação, o corpo ressente-se por não estar habituado a uma eventual mudança radical na sua alimentação, por exemplo. É por isso que ela deve ser gradual e sempre acompanhada por um especialista.

Por fim, o inchaço de que se fala pode ainda ser consequência de algum problema carece de ajuda médica como mau funcionamento dos rins.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!