A saúde da mulher em cada faixa etária

Para as mulheres mostrarem todo seu poder sem perder a sensibilidade


Um dos aliados mais importantes para a saúde da mulher são as atividades físicas. O melhor exercício é aquele que a pessoa mais gosta de praticar, porque é a atividade que vai motivá-la a manter-se constante no desempenho e fugir do sedentarismo.

Mas, se ainda assim, você está em dúvida sobre qual atividade física é mais adequada para você e para o momento em que está vivendo, Gisele Almeida, líder técnica da Bluefit, preparou dicas para mulheres de todas as idades:

Foto: Fotolia
Cuidados com a saúde na semana da mulher

DE 12 A 19 ANOS

Essa é uma faixa etária importante para a formação do hábito de praticar atividades físicas. A prática regular proporciona um maior autoconhecimento corporal, o que facilita a lidar com esta sensação diferenciada, causada pelas alterações hormonais nesta idade. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a autoestima, sensação muito importante nesse período emocional da mulher.
Atividades indicadas para esta faixa etária: danças, atividades aeróbicas (caminhada, corrida), lutas (muay thai e jiu jitsu)

DE 20 A 29 ANOS

Nessa fase ao atingir a idade adulta, a preocupação com um corpo “em forma” muitas vezes torna-se maior. Além disso, a mulher moderna trabalha e precisa de disposição para as atividades do trabalho diário. Nesta faixa etária, um ponto a ser levado em consideração é o objetivo de cada mulher.
Atividades indicadas para esta faixa etária: musculação, corrida (emagrecimento e condicionamento físico), pilates/alongamento (relaxamento e bem-estar, melhora a postura, previne lesões etc), ginástica (jump, HIIT, GAP, treinamento funcional e as danças, lutas (Muay Thai e Jiu Jitsu).

DE 30 A 39 ANOS

As indicações são basicamente as mesmas que as dadas para as mulheres de 20 a 29 anos, já que a mulher de hoje tem filhos mais velha e menopausa também mais tardia;
Neste sentido, as principais sugestões de atividades são: ginástica, lutas, musculação (melhora a parte estética, e ajuda na postura e na prevenção da osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão), atividades aeróbicas (caminhada, corrida)

DE 40 A 49 ANOS

Nesta fase, o organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e a atividade física ajuda a manter a disposição do dia a dia, o bom funcionamento do organismo, a autoestima e a qualidade dos movimentos.
Algumas sugestões de atividades para esta fase são: atividades aeróbicas (caminhada, corrida), musculação, ginástica (alongamento, pilates, abdominal, treinamento funcional e as danças).

ACIMA DE 50 ANOS

Acima dos 50 anos, o organismo começa a tornar-se mais frágil, mas a atividade física regular ajuda principalmente a evitar a desaceleração metabólica, a perda de massa muscular, auxilia na qualidade dos movimentos e, com isso, ajuda a evitar lesões.
Neste sentido, seguem algumas sugestões de atividades mais indicadas para esta faixa etária: musculação, atividades aeróbicas (caminhada, corrida), ginástica (alongamento, pilates, abdominal, treinamento funcional e as danças).

Fonte: bluefit.com.br

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