A importância de ler o rótulo dos alimentos

Nutricionista ressalta que é importante ler o rótulo, pois é ali que vamos saber se aquele alimento é rico em açúcar, sal ou fibras e muito mais


A nutricionista Aline de Andrade ressalta que é importante ler o rótulo do alimento, pois é ali que vamos saber se aquele alimento é rico em açúcar, sal ou fibras, importantes para prevenir e controlar problemas de saúde como diabetes e pressão alta ou simplesmente emagrecer.

A informação nutricional normalmente está indicada dentro de uma tabela, onde é possível saber as calorias do alimento, a quantidade de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, sódio e outros nutrientes opcionais.

Foto: Divulgação
O recomendado é que a pessoa vá ao supermercado com tempo para ler os rótulos

Já a % VD (porcentagem de alimentos diários) indica a concentração de cada nutriente por porção do alimento, com base em uma dieta de 2000 kcal por dia. Exemplo, se na parte do açúcar tiver 20%, significa que 1 porção daquele produto já fornece 20% do açúcar total que deve ser ingerido por dia. Ela lembra que a lista de ingredientes também é importante na hora de avaliar se o alimento é bom ou não.

A lista de ingredientes indica a quantidade deste nutriente presente e é feita indicando a ordem de maior para menor quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade e assim sucessivamente.

Na hora de fazer as comprar vá ao mercado com tempo para poder ler o rótulo dos alimentos que você está comprando. Observe a lista de ingredientes, opte por alimentos que possuem a menor lista deles. Assim, o mais seguro é procurar sempre os sem adição de açúcar e os integrais.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!