Uma biografia em HQ

"Quando Tudo Começou" traz a história da it-blogger teen, Bruna Vieira, do "Depois dos Quinze"


Bruna Vieira está acostumada a escrever para muita gente. Seu blog, “Depois dos Quinze”, tem mais de 10 milhões de acessos mensais. Mas a proposta agora era outra: roteirizar história em quadrinhos ao lado da ilustradora e quadrinista Lu Cafaggi. E foi daí que nasceu “Quando Tudo Começou”.

Em conversa com o teen!, Bruna conta que a ideia de escrever a obra veio em uma reunião com o pessoal da editora. “Contei que geralmente nos lançamentos dos livros, recebo centenas de desenhos. Minha versão ilustrada já existia na imaginação dos leitores”, diz a jovem. Foi assim que se concretizou o livro. A ideia foi principalmente retribuir o carinho e contar um pouco mais da história de Bruna antes de criar o blog.

Sobre o trabalho em parceria com Lu, a blogueira diz que foi uma experiência incrível, já que, para ela, ninguém mais conseguiria fazer algo tão delicado e inspirador. “Já era fã do trabalho da família Cafaggi antes de conhecê-la e depois da HQ, esse carinho só aumentou. Passamos horas conversando e depois de muitas trocas de e-mail, chegamos no resultado que vocês conhecem”.

De maneira ficcional, mas com o toque de realidade que a autora costuma dar aos seus livros, a história em quadrinhos apresenta a visão de mundo de uma personagem de 14 anos que vive no interior de Minas Gerais e tem que aprender a lidar com sua primeira experiência em um colégio novo. Os fãs e leitores da jovem blogueira poderão encontrar uma história cheia de esperança de uma adolescente que aprende a amar a vida e a si mesmo antes de partir para conquistar o mundo.

A história é baseada na vida de Bruna, mas não impede que tenha um pouco de Lu na trama. “Fomos adolescentes tímidas, então acho que tem um pouquinho de nós duas. Lu passa ideias feministas em suas obras e eu adorei poder contar um pouquinho da minha história e fazer o público pensar sobre essas questões também”, diz.

Para todos
Bruna acredita que “Quando Tudo Começou” é um livro que todos vão gostar, independentemente de gênero ou idade. Isso porque o HQ fala sobre uma fase da vida que é sempre muito intensa: os primeiros dias de aula num colégio novo. Se o leitor for mais velho, ele vai se lembrar da época em que viveu tudo aquilo. Se for mais novo, já vai se preparar para todas as aventuras do colégio.
Apesar da certeza de que acertou na trama, Bruna diz que sentiu falta daquele retorno rápido dos leitores, comum no ambiente virtual. “No blog, o retorno é instantâneo. Publico o post e minutos depois já consigo ler os comentários de quem me acompanha. Com o livro o processo é mais demorado, mas é sempre uma delícia chegar na livraria e ver minhas obras expostas”, conclui.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora