15 de abril de 2024 Atualizado 23:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Planejando

Viagens internacionais para depois da pandemia

Alguns países já estão retomando a entrada e saída de turista: confira quais são as previsões para reabertura de fronteiras e retorno dos voos

Por Da redação

17 de maio de 2020, às 08h31

Após suspender a entrada em seus territórios, alguns países começam a se preparar para a reabertura de fronteiras. A retomada de viagens internacionais pós-coronavírus deve ser lenta e gradual, já que a pandemia não foi totalmente superada e deve mudar a rotina do turismo no futuro.

No entanto, já é possível observar medidas que visam garantir a segurança dos viajantes.

Algumas companhias aéreas já planejam retomar voos para o Brasil a partir desse mês, o que deve ajudar na normalização do cenário e o planejamento de próximas viagens.

Vale reforçar, no entanto, que não é possível ter certeza desses prazos, já que a retomada dos voos dependerá de decisões dos governos sobre reabertura de fronteiras e permissões para viagens internacionais.

Confira o que está sendo feito nos principais países em relação às restrições de viagem, abertura de fronteiras, retorno dos voos e fim da quarentena.

África do Sul – Foto: Divulgação

África do Sul
Os voos para a África do Sul continuam suspensos, no entanto, o governo planeja flexibilizar as restrições. Ao invés de medidas nacionais, um novo sistema de alertas que varia conforme as condições locais de cada província deve ser implementado em breve.

Frankfurt, na Alemanha – Foto: Freeimages.com

Alemanha
A Alemanha anunciou a reabertura com Luxemburgo e também anunciou um plano gradual para a reabertura das fronteiras do país por conta da diminuição dos casos do novo coronavírus, informando que pretende voltar à “normalidade” a partir de 15 de junho.

Buenos Aires – Foto: David Stanley / Creative Commons

Argentina
A Administração Nacional de Aviação (ANAC) da Argentina suspendeu todos os voos domésticos e internacionais, permitindo que as companhias vendam somente passagens com datas a partir de 1º de setembro. Dependendo do fim da quarentena, a data pode ser revista. Por enquanto, a quarentena na Argentina segue estendida até 24 de maio, com chances de ser prorrogada novamente.

Austrália
Austrália e Nova Zelândia planejam uma “bolha de viagem” entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de um corredor especial, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações, já que ambas estão conseguindo controlar os casos de contágio interno. No entanto, a entrada de passageiros na Austrália continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Bolívia
A Bolívia segue com as fronteiras fechadas aos viajantes, sem previsão de reabertura.

Canadá – Foto: Divulgação

Canadá
A companhia canadense Air Canada pretende retomar seus voos de Toronto para São Paulo em 1° de junho, com três frequências semanais. O retorno dos voos diários na rota ainda não está com data programada. A entrada de passageiros no Canadá continua suspensa, exceto para cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Santiago, no Chile – Foto: Divulgação

Chile
O Chile mantém a suspensão da entrada de estrangeiros, sem previsão de retorno.

China – Foto: Divulgação

China
Algumas regiões da China já estão lentamente reabrindo para o turismo. É o caso de Badaling, o trecho mais popular da Grande Muralha da China, que foi reaberto ao público após ter sido fechado por dois meses devido a expansão do COVID-19.

O complexo da Disney em Xangai também está sendo reaberto, em fases, a partir de 11 de maio. A China permanece com a suspensão de entrada de estrangeiros desde 28 de março. Internamente, já se discute a flexibilização de vistos de entrada para viajantes a negócios vindos de Singapura e Coreia do Sul.

Colômbia – Foto: Divulgação

Colômbia
De acordo com o presente Ivan Duque, as fronteiras da Colômbia não reabrirão pelo menos até 30 de maio. A quarentena compulsória foi estendida até 25 de maio, embora fábricas e setores específicos tenham sido autorizados a funcionar.

Coreia do Norte
Até o momento as fronteiras continuam fechadas, inclusive com a China, de onde chegam a maioria dos voos. Somente diplomatas podem atravessar a fronteira.

Coreia do Sul – Foto: Divulgação

Coreia do Sul
A isenção de visto para mais de 90 nacionalidades foi suspensa.

Dinamarca – Foto: Divulgação

Dinamarca
A Dinamarca está com as fronteiras fechadas desde 14 de março para todos os não cidadãos, o que inclui a proibição de turismo e férias. “Os estrangeiros que não puderem fornecer um propósito digno de entrar na Dinamarca terão a entrada negada na fronteira”, disse o Primeiro-Ministro dinamarquês.

Egito – Foto: Pixabay

Egito
O Egito começou a reabrir os hotéis para turistas domésticos, sob a condição estrita de não operarem acima de 25% de capacidade até o fim de maio, ampliando para 50% a partir de 1º de junho.

Os voos internacionais permanecem proibidos, embora o ministro do Turismo Khaled al Anani tenha dito que o tráfego aéreo doméstico será restabelecido em breve, e que já há discussões em permitir certos voos internacionais ao país. O Primeiro-Ministro Mostafa Madbouly afirmou que o país deve voltar à normalidade gradualmente após o fim do Ramadã.

Dubai – Foto: Divulgação

Emirados Árabes
A retomada dos voos da Emirates de Dubai para São Paulo está prevista para 2 de julho, com frequência de quatro vezes na semana, e 14 de julho com frequência diária. A partir de 2 de agosto devem ser reiniciados os voos para o Rio de Janeiro, com quatro frequências semanais até 31 de agosto e frequência diária depois desta data.

Equador
O Equador está em estado de emergência até 15 de junho. O País foi o primeiro da América do Sul a fechar suas fronteiras como medida emergencial contra o avanço do novo coronavírus. Até o momento todos os estrangeiros estão proibidos de entrar no País, inclusive nas Ilhas Galápagos.

capa Ilhas Baleares – Foto: Divulgação

Espanha
A Associação de Hotéis das Ilhas Baleares, na Espanha, pediu para fazer um “teste” com turistas. A ideia é reabrir os serviços turísticos por 15 dias a partir de 15 de junho e garantir que as Ilhas sejam um destino seguro.

Já a companhia aérea espanhola Air Europa pretende retomar seus voos de Madri para o Brasil em junho, sem data exata prevista.

A entrada de estrangeiros permanece proibida na Espanha, exceto para passageiros vindos da maioria dos países europeus, residentes, diplomatas, ou que possam comprovar motivos familiares ou humanitários.

Disney Springs – Foto: Divulgação

Estados Unidos
A American Airlines pretende retomar os voos de Miami para São Paulo no dia 4 de junho. Já os voos de Miami para o Rio de Janeiro, de Nova York para São Paulo e de Dallas para São Paulo estão previstos para o dia 7 de julho.

Já a Delta deve retomar os voos de Atlanta para São Paulo a partir de 3 de junho e de Nova York para São Paulo e de Atlanta para o Rio de Janeiro a partir de 2 de julho. Em relação à United, os voos de Houston para São Paulo seguem com operação diária prevista entre 4 de maio e 5 de julho.

A partir de 6 de julho devem ser retomados os voos de Houston para o Rio de Janeiro e de Newark para São Paulo. As operações de Chicago e Washington para São Paulo devem ser normalizadas somente a partir de 24 de outubro.

A reabertura do parque DISNEY SPRINGS, em Orlando, na Flórida está prevista a partir de 20 de maio. A reabertura acontecerá em fases, seguindo as recomendações das autoridades de saúde e do governo, começando por lojas e restaurantes que não são propriedade da Disney.

Estônia
Estônia, Lituânia e Letônia reabriram as fronteiras em comum desde o dia 15 de maio, criando uma “bolha de viagem” entre os países bálticos.

capa frança – Foto: Divulgação

França
A Air France planeja retomar seus voos de Paris para o Rio de Janeiro a partir de 18 de junho. O plano inicial é operar um voo semanal. Os três voos semanais para São Paulo seguem normalmente.

As fronteiras da França permanecem fechadas para nacionais de fora da União Europeia, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Grécia – Foto: Divulgação

Grécia
Como os demais países da União Europeia, a Grécia fechou suas fronteiras a estrangeiros, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas. No entanto, pretende reabrir-se aos turistas a partir de 1º de julho.

Holanda
Como os demais países da União Europeia, a Holanda fechou suas fronteiras a estrangeiros, salvo residentes permanentes, exceções diplomáticas e cidadãos britânicos.

Hong Kong – Foto: pixabay

Hong Kong
Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros em Hong Kong, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos.

Taj Mahal é um dos pontos turísticos mais belos da Índia – Foto: Pixabay

Índia
A Índia suspendeu temporariamente todos os vistos de estrangeiros.

Indonésia – Foto: Divulgação

Indonésia
Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros na Indonésia, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos.

A Casa da Alfândega, em Dublin – Foto: Giuseppe Milo – Creative Commons

Irlanda
A Irlanda não fechou as fronteiras, mas exige que todos os passageiros recém-chegados sejam encaminhados para quarentena domiciliar por 14 dias. Hotéis, museus e galerias estão com reabertura prevista para 20 de julho, mas os pubs devem permanecer fechados pelo menos até 10 de agosto.

Israel – Foto: Divulgação

Israel
Israel vem discutindo com outros países um plano internacional para reabrir as fronteiras ao turismo e negócios. A ideia, encabeçada pela Áustria, tem ainda a participação de nações ilustres como Austrália, Nova Zelândia, Dinamarca, Grécia e República Checa.

Por enquanto, ainda não é permitida a entrada de passageiros em Israel, com exceção de residentes permanentes e cidadãos. O trânsito em Tel Aviv está temporariamente suspenso.

Sicília, na Itália – Foto: Divulgação

Itália
O presidente do Conselho Nacional de Turismo da Itália (ENIT), Giorgio Palmucci, disse que a Itália não fechará aos turistas este ano. “O turismo na Itália vai recomeçar, com todas as precauções e o máximo de segurança”.

A Itália recentemente também reabriu alguns postos fronteiriços com a Suíça, e estuda antecipar a reabertura de bares e restaurantes. Uma das regiões mais visitadas do País, a SICÍLIA prometeu “pagar” os turistas que decidirem visitar o destino, por meio de subsídios e descontos em hotéis.

Já a companhia italiana Alitalia havia afirmado que queria retomar o voo de Roma para São Paulo em 16 de maio, com três frequências semanais.

No entanto, os voos do Brasil para a Itália no mês de junho foram suspensos. Por enquanto, ainda não é permitida a entrada de passageiros na Itália, com exceção de residentes permanentes e cidadãos.

Japão – Foto: kinpi3 on Visualhunt.com – CC BY-NC-ND

Japão
O Japão restringiu a entrada de passageiros que estiveram nos últimos 14 dias em diversos países em todos os continentes, incluindo o Brasil.

Malásia
A Malásia reabriu as fronteiras terrestres com a Tailândia, mas permanece fechada para outros países. Não é permitida a entrada de passageiros na Malásia, com exceção de residentes permanentes e cidadãos.

Playa del Carmen – Foto: Divulgação

México
Destinos populares do Caribe, como as praias de Cancún e PLAYA DEL CARMEN, estão se preparando para a reabertura dos hotéis na primeira semana de junho.

A indústria do turismo local vem afirmando que a maioria das companhias aéreas concordou em retomar os voos até o fim de maio. Alguns hotéis e resorts também já começaram a aceitar reservas online.

Atrações locais e parques temáticos também devem reabrir. Os voos da AeroMexico para São Paulo foram retomados desde 1º de maio, com frequência de duas vezes na semana.

Svalbard, Noruega – Foto: Pxhere

Noruega
A low cost Norwegian Air, que opera voos entre o Rio de Janeiro e Londres, suspendeu todos os seus voos de longa distância pelo menos até abril de 2021. A entrada na Noruega permanece suspensa para nacionais de fora da União Europeia, salvo residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Auckland, na Nova Zelândia – Foto: Divulgação

Nova Zelândia
Nova Zelândia e Austrália planejam um corredor especial entre os dois países. Representantes do governo estão discutindo a criação de uma “bolha de viagem”, permitindo o livre trânsito de passageiros entre as duas nações, já que ambas estão conseguindo controlar os casos de contágio interno. No entanto, a entrada de passageiros na Nova Zelândia continua suspensa, salvo casos de cidadãos, residentes permanentes e exceções diplomáticas.

Cidade do Panamá – Foto: Divulgação

Panamá
A Copa Airlines, que opera com conexões no aeroporto de Tocumen, na Cidade do Panamá, pretende retomar os voos para São Paulo no dia 1° de junho com dois voos semanais.

Já operações para o Rio de Janeiro e Brasília retornam, respectivamente, nos dias 8 e 26 de junho também com frequência reduzida. A expectativa é de que a quantidade semanal de voos aumente gradativamente. Belo Horizonte e Porto Alegre voltam a receber voos em 14 de agosto.

Ponte da Amizade – Foto: Divulgação

Paraguai
O Paraguai proibiu a entrada de passageiros, mesmo que em trânsito, e fechou suas fronteiras terrestres – o que inclui a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu.

Peru – Foto: Divulgação

Peru
O Peru segue com as fronteiras fechadas aos viajantes pelo menos até 24 de maio, sujeito à alterações. O governo peruano lançou um plano de reabertura em quatro fases, e estima-se que a normalização de voos internacionais deva ocorrer a partir de agosto.

Polônia
Os voos para a Polônia estão suspensos, mas o País já ensaia a reabertura dos comércios após um período de lockdown. Por enquanto as fronteiras permanecem fechadas, exceto em 42 postos terrestres com a República Tcheca, Eslováquia, Alemanha e Lituânia.

Portugal – Foto: Divulgação

Portugal
Portugal anunciou recentemente o fim do estado de emergência e suspendeu a quarentena desde 3 de maio. O primeiro-ministro português já havia dito que pretende relaxar as restrições a escolas, lojas, restaurantes e espaços culturais.

A retomada das atividades, no entanto, acontecerá por etapas. Creches e shoppings só serão abertos em 1º de junho. A companhia portuguesa TAP pretende retornar suas operações no Brasil de forma gradual a partir do dia 21 de maio operando voos para Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.

A partir de 22 de maio a TAP pretende retomar os voos para Belo Horizonte, a partir de 2 de junho para Brasília, de 4 de junho para Salvador e Belém, de 5 de junho para Fortaleza, de 6 de junho para Maceió e de 4 de julho para Natal.

Por enquanto a entrada de passageiros permanece restrita em Portugal, exceto para os que vêm da maioria dos países europeus, residentes, diplomatas, ou que possam comprovar motivos familiares.

Londres – Foto: Divulgação

Reino Unido
Embora ainda não tenha fechado as fronteiras, o governo britânico começa a discutir essa possibilidade.

Área externa do Hard Rock Hotel & Cassino, em Punta Cana – Foto: Divulgação

República Dominicana
Todos os voos para o País, famoso por destinos como Punta Cana, estão suspensos e sem data definida para retornar.

Moscou – Foto: Divulgação

Rússia
A Rússia segue com as fronteiras fechadas para combater a propagação do coronavírus, com reabertura prevista para o fim de maio.

Singapura
Não é permitida a entrada ou trânsito de passageiros em Singapura, salvo exceções diplomáticas, residentes permanentes e cidadãos. De acordo com o Ministro da Saúde, Gan Kim Yong, o País pode iniciar uma “pequena e seleta reabertura das fronteiras” em breve.

Genebra, na Suíça – Foto: Divulgação

Suíça
Recentemente a Suíça reabriu alguns postos fronteiriços com a Itália e a França, mas ainda não é permitida a entrada de visitantes, com exceção de residentes permanentes, cidadãos nativos e diplomatas.

Tailândia – Foto: Divulgação

Tailândia
Desde 3 de maio a Tailândia autorizou a reabertura de aeroportos, estações de trem, restaurantes, campos de golfe e outros estabelecimentos, numa flexibilização gradual do lockdown instaurado no país. No entanto, os voos para a Tailândia seguem suspensos até o dia 30 de maio.

Turquia – Foto: Divulgação

Turquia
Os voos da Turkish Airlines estão suspensos, com previsão de retomada a partir de 20 de maio. A Turquia restringiu a entrada de passageiros que estiveram no exterior recentemente.

O país mencionou que poderia reabrir alguns pontos turísticos em maio, mas não deu previsão de quando permitiria a visita de estrangeiros.

Montevidéu – Foto: Divulgação

Uruguai
Embora os voos para o Uruguai ainda estejam suspensos, o País tem planos ambiciosos para a retomada no futuro.

“Queremos que o Uruguai lidere a nível regional a abertura das atividades turísticas, com planos e protocolos de higiene que garantam a proteção de trabalhadores e turistas”, disse o ministro do Turismo uruguaio, Germán Cardoso.

Fonte: www.melhoresdestinos.com.br

Publicidade