25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Tesouros pouco conhecidos da Patagônia

Túneis de gelo, árvores milenares, turismo histórico com lendas do Velho Oeste

Por Ernesto Bernardes - Opus1060

25 de dezembro de 2021, às 10h30 • Última atualização em 25 de dezembro de 2021, às 10h31

Para o viajante, se afastar um pouco da rota mais conhecida pode levar a interessantes descobertas. Na Patagônia, em meio à natureza exuberante, essas descobertas podem ser espetaculares. Por isso, depois do isolamento forçado, cada vez mais turistas estão procurando tais destinos menos divulgados, que unem o ar puro, paisagens de cartão postal e a sensação de estar realmente em uma aventura.

De túneis de gelo a árvores milenares, passando por esportes radicais, há marias-fumaças que parecem saídas do Velho Oeste – e esconderijos de famosos bandoleiros que vieram de lá. Enfim, atrações para todos os gostos.

La Trochita é uma das marias-fumaças mais antigas da América, que faz um trajeto de três horas de Esquel até Nahuel Pan, e parece saída de um túnel do tempo – Foto: Turismo Esquel / Divulgação

A cidadezinha de Epuyén, às margens da lendária Rota 40, fica no noroeste da provincia de Chubut, na região andina. Foi batizada com o nome do lago em cujas margens foi construída. É em torno dele, e do rio que nele deságua, que acontece boa parte do espetáculo. Além dos passeios de caiaque, muitas trilhas e observação da natureza – com direito a aves que existem somente na região, e até a presença imponente de condores no entorno das montanhas. Ao pé das montanhas há ótimas trilhas e imagens que ficam na memória como a da Estupa, um monumento budista pela paz.

Também aos pés dos Andes fica Cholila, uma pequena cidade com grandes atrações. Logo ao seu lado fica o Parque Nacional Los Alerces, classificado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. É a maior reserva de bosques patagônicos, com uma imensa área coberta por pinheiros de uma espécie que não existe em nenhum outro lugar do mundo. Alerces, como são chamados, estão entre os mais antigos habitantes vivos da Terra, alguns com cerca de 3.000 anos e o tamanho de um prédio de 20 andares.

Túneis naturais de gelo do Cerro La Torta, criados pelo derretimento da neve nos meses quentes, gerando um cenário raríssimo no mundo, e que só acontece durante cerca de um mês – Foto: Turismo Esquel / Divulgação

No inverno é possível fazer passeios de helicóptero saindo da cidade e chegando até o alto das montanhas para esquiar. A alguns quilômetros do centro de Cholila, outro lugar peculiar, que atrai os fãs de história e do Velho Oeste: o sítio onde viveram os famosos bandoleiros americanos Butch Cassidy e Sundance Kid, interpretados no cinema por Paul Newman e Robert Redford. Depois de uma série de assaltos nos EUA, eles fugiram e compraram aqui uma cabana nas montanhas, onde pretendiam se esconder em meio à natureza, criando ovelhas e cavalos. Viveram ali alguns anos, mas tiveram de fugir quando desconfiaram que haviam sido descobertos. A cabana – atualmente restaurada – virou atração turística.

Esquel, a estação de esqui da região, é menor e menos conhecida que Bariloche, mas os viajantes de aventura a chamam de “Queenstown da América Latina”, numa referência à cidade da Nova Zelândia considerada capital dos esportes radicais. Do esqui no Cerro La Hoya às cavalgadas e passeios de caiaque na Laguna La Zeta ou rafting nos rios, não faltam atividades. Há paisagens únicas também durante o verão, como os túneis naturais de gelo do Cerro La Torta. Eles são criados pelo derretimento da neve nos meses quentes, gerando um cenário raríssimo no mundo, e que só acontece durante cerca de um mês.

Também há cartões postais como a Piedra Parada, uma monumental formação geológica de 240 metros de altura, nas entranhas de um antigo vulcão extinto. E passeios simpáticos como La Trochita, uma das marias-fumaças mais antigas da América, que faz um trajeto de três horas de Esquel até Nahuel Pan, e parece saída de um túnel do tempo.

ONDE FICA

Todas as cidades são acessíveis a partir de Bariloche, com vôos vindos de São Paulo. Epuyén fica a 140 km, indo de carro ou de ônibus, e fica a uma distância semelhante de Esquel, que também tem vôos a partir de Buenos Aires. Cholila fica a 42 km de Esquel. O Parque Nacional Los Alerces é acessível a partir de ambas, a 26 km de Cholila e 65 km de Epuyén.

ONDE DORMIR

Em Esquel há hotéis no centro, como o Rayentray Tehuelche e o Las Bayas. O My Pod House, com um conceito mais moderno e descolado, próximo do Centro de Esqui. Hostels como o Pintó. E acomodações também na cidade vizinha de Trevelin. Entre Cholila e Epuyén há acomodações de lodge como o El Aura e Criollo Lodge, hospedagens rurais como o Ruca Kitai, hostels como o Luz Clara e “glamping” na montanha no Huemules.

ONDE COMER

Em Esquel há parrillas como a La Barra, microcervejarias como a Eiskel, a tradicional casa de chá La Mutisía e a confeitaria Maria Castaña, que também oferece almoço e jantar. Em Epuyén, restaurantes aconchegantes como Dos Que Van, El Balcón, parrillas como a La Montana e pubs como o El Quincho del Lago. Em Cholila, em fevereiro, acontece a Festa Nacional del Asado, mas para quem vai fora desse mês há parrillas como a Butch Cassidy e a La Fonda, pizzarias como a La Colmena e cafés como o Koffie.

Publicidade