18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ATRAÇÕES TURÍSTICAS

São Paulo e suas arquiteturas de impressionar

Na mais importante metrópole do Brasil, não faltam opções de atrações turísticas para quem gosta do segmento

Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS

15 de maio de 2022, às 09h34

Para quem ama arquitetura, São Paulo é uma ótima pedida, já que têm prédios e construções dos mais diferentes estilos, tamanhos e formas. Para quem é fã de arquitetura, basta andar pelas ruas da terra da garoa para se impressionar com as curvas, linhas e detalhes das construções, que são verdadeiramente encantadoras, e que vão te fazer entender melhor, através da arquitetura, a história da cidade.

Como São Paulo é a mais importante metrópole do Brasil, não faltam opções de atrações turísticas para quem gosta de arquitetura e, por isso, é muito relevante ter contato com profissionais do segmento de turismo, que podem te ajudar a fazer uma escolha mais assertiva em relação aos locais a serem visitados. Como exemplo, é possível citar a Carla Pettersen, personal guide absolutamente apaixonada por São Paulo.

Confira alguns lugares emblemáticos de São Paulo que se destacam quando o assunto é arquitetura e urbanismo!

Pinacoteca de São Paulo

A Pinacoteca de São Paulo se destaca por ser um dos mais importantes espaços de arte do Brasil. Sem contar, também, que é o mais antigo da cidade, já que foi projetado no final do século 19 e inaugurado em 1900. O museu tem estilo neo-renascentista e é formado por três pavimentos, com dois prédios internos. Vale dizer ainda, que, no final da década de 1900 a Pinacoteca passou por uma reforma feita pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha, um dos grandes nomes da arquitetura moderna brasileira

Casa de Vidro Lina Bo Bardi

A Casa de Vidro Lina Bo Bardi é, simplesmente, um ícone da arquitetura moderno no Brasil, e o primeiro projeto da arquiteta ítalo-brasileiro Lina Bo Bradi. A construção foi iniciada entre 1950 e 1951 e foi a casa da arquiteta e de seu marido, Pitero Maria Bardi, por mais de 40 anos. Na construção, é possível perceber que a fachada de vidro dá a sensação de que a casa flutua sobre pilares. Destaque também para o jardim que ocupa uma área de 7.000m2. Atualmente, a casa abriga o Instituto Lina Bo e P.M Bardi, que promove e divulga arquitetura, design, urbanismo, entre outros

MuBE

Para quem gosta de arquitetura e urbanismo, o MuBE é parada obrigatória. O Museu Brasileiro da Escultura ocupa uma área de 7.000m2 e é um projeto do arquiteto Paulo Mendes da Rocha. O prédio possui áreas expositivas abaixo do nível da rua, local especial para cursos e um belíssimo jardim projetado por Burle Marx.

Terraço do MAC

O Museu de Arte Contemporânea, o MAC, foi criado em 1963, e é instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 50 por Oscar Niemayer. Hoje em dia, o museu conta com acervo de cerca de 10 mil obras, entre fotografias, pinturas, instalações, entre outros. Não deixe de visitar o terraço do MAC, com vista de 180º para a cidade! Lá em cima, é possível ver o obelisco, o parque do Ibirapuera e a avenida paulista!

Edifício COPAN

O edifício COPAN é obra do arquiteto Oscar Niemayer e, para muitos, é uma das construções que melhor demonstra a arquitetura curvilínea, tão característica do renomado arquiteto. No Edifício, encontrar uma mistura de salas comerciais, bares, restaurantes, apartamentos, entre outros.

Theatro Municipal

A construção do Theatro Municipal de São Paulo começou em 1903 e a inauguração aconteceu só oito anos depois, em 12 de setembro de 1911. Talvez muitos não saibam, mas foi o Theatro Municipal, projetado por Ramos de Azevedo e pelos italianos Cláudio Rossi e Dominiazo Rossi, que colocaram São Paulo no roteiro de grandes espetáculos internacionais. A construção é luxuosa e chama atenção pela fachada cheia de detalhes renascentistas e também pelos adornos, como bustos e medalhões, que são encontrados dentro do teatro

Avenida Paulista

A Avenida Paulista é o polo econômico de São Paulo, mas não só isso, ela abriga também ações culturais e diversos eventos que acontecem na cidade. Andar pela Avenida Paulista e reparar em cada detalhe e características dos prédios é de deixar qualquer um impressionado, já que é possível encontrar construções dos mais variados estilos, desde casarões no estilo clássico francês até os mais modernos.

Memorial da América Latina

O Memorial da América Latina, que foi realizado entre 1987 e 1989, é mais um dos projetos feito por Oscar Niemayer, sendo considerado como um dos principais dentro da sua obra. O conjunto possui cerca de 90.000m2 e seis edifícios, que são unidos por duas praças unidas por uma passarela. A entrada é gratuita! O segredo está em perceber os detalhes

Publicidade