22 de abril de 2021 Atualizado 10:10

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Verão para todos

‘Praia Para Todos’ é um dos principais projetos de acessibilidade nas praias

Ele foi idealizado com o objetivo de oferecer uma infraestrutura acessível para pessoas com deficiência nas praias

Por Eliane A Oliveira / GreenMe

07 dez 2020 às 14:16

O Praia Para Todos é um dos principais projetos de acessibilidade nas praias do litoral brasileiro. Ele foi idealizado pelo Instituto Novo Ser em 2008, com o objetivo de oferecer uma infraestrutura acessível para pessoas com deficiência em cada praia do Rio de Janeiro.

A ideia inicial era que em cada posto de salvamento houvesse recursos como cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e uma equipe especializada para desenvolver atividades com os deficientes. O projeto piloto foi realizado na Praia do Leblon, em 2009 e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo e da empresa Michelin.

O sucesso da campanha, o Praia Para Todos desenvolveu e passou a integrar as principais praias do litoral brasileiro. Segundo informações do próprio site, o Praia Para Todos atende cerca de 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida por dia.

Além do Praia Para Todos, existem outros projetos de acessibilidade nas praias do litoral brasileiro. O Praia Legal, por exemplo, surgiu em 2011 no Espírito Santo, promovendo acessibilidade nas praias de Vila Velha. Já o Praia Sem Barreiras surgiu em março de 2013 e faz parte do Programa Turismo Acessível da empresa Empetur, em Pernambuco.

No Estado de São Paulo existe desde 2010 o Programa Praia Acessível, um projeto desenvolvido pelo governo do Estado junto com a Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME).

O programa está distribuído em praias de todo o litoral paulista, e conta com uma gama de equipamentos e serviços para dar acessibilidade às pessoas com deficiência às lindas praias deste Estado.

Praias acessíveis e inclusivas no Brasil
A lista das praias que oferecem serviços de acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é enorme: veja quais são as principais:

Copacabana – Foto: Divulgação

Copacabana- Rio de Janeiro
Atendimento ao público deficiente com equipe especializada para auxiliar os deficientes físicos e realizar atividades como handbike, stand up paddle adaptado, frescobol e banho de mar.

Ilhabela – São Paulo
Salva-vidas treinados para acompanhar o banho de deficientes, atuam nas praias de Pedras Miúdas, Praia Grande, Curral, Perequê, Saco de Capela e Garapocaia.

Itanhaém – Foto: Divulgação

Itanhaém – São Paulo
Programa Praia Acessível, atua desde 2012 com cadeiras anfíbias para que as pessoas com deficiência consigam tomar banho de mar com segurança.

Guarujá – São Paulo
Programa Praia Acessível da Associação Paradesportista da Baixada Santista, permite que usuários e familiares cadastrados sejam acompanhados por profissionais treinados para banhos de 30 a 45 minutos no mar.

Bertioga – São Paulo
Única cidade do Estado de São Paulo onde o Programa Praia Acessível fica disponível durante o ano todo. Atende deficientes físicos, pessoas com mobilidade reduzida e idosos. Veja o regulamento no site Deficiente Ciente, link ao final do artigo.

Fernando de Noronha
A EcoNoronha criou um programa para auxiliar os deficientes a construir como mais belas praias da ilha implantando rampas de acesso e disponibilizando cadeiras e funcionários para ornamentos-até o mar.

Praia Legal em Vitória – Espírito Santo
Projeto Praia Acessível, funciona aos domingos das 8 às 13h no posto de atendimento da Praia do Camburi, que conta com cadeiras anfíbias, equipe especializada, salva-vidas, assistente social e educadores físicos.

Porto de Galinhas – Foto: Divulgação

Porto de Galinhas – Pernambuco
Os profissionais do Projeto Praia Sem Barreiras, implantado em 2013, leva os deficientes para o banho de mar e possibilita que eles conheçam como piscinas naturais, utilizando cadeiras anfíbias e esteiras de acesso.

Boa viagem – Foto: Divulgação

Boa Viagem – Pernambuco
Aqui o Projeto Praia Sem Barreiras oferece esteira de acesso ao mar, cadeiras anfíbias, piscinas para crianças, quadra para prática de vôlei sentado, profissionais de fisioterapia e enfermagem.

Maceió
Jangadas adaptadas para cadeirantes, mais seguras e espaçosas para passeios pelas águas de Alagoas.

Balneário Rincão – Foto: Divulgação

Balneário Rincão – Santa Catarina
Projeto Praia Acessível possibilita que deficientes físicos e cadeirantes entrem no mar acompanhado por um grupo de bombeiros registrados e com a ajuda de cadeiras anfíbias.

Balneário Camboriú – Santa Catarina
Voluntários auxiliam no transporte de pessoas com deficiência para o banho de mar, com o apoio de cadeiras anfíbias de rodas largas que não afundam na areia.

Itapema – Santa Catarina
Projeto Vida na Praia disponível aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Enseada – São Francisco do Sul (Santa Catarina)
Projeto Praia Acessível, conta com três cadeiras anfíbias, plataforma para colocar cadeira de rodas, acesso de calçada adaptado à faixa de areia, chuveiros adaptados e um banheiro para deficientes físicos.

Paraná Praia Acessível
Programa Praia Acessível disponível nas praias de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, com a utilização gratuita das cadeiras anfíbias em horários.

Piauí – Foto: Divulgação

Piauí Praia Acessível
Serviços oferecidos em alta temporada e eventualmente em feriados prolongados, mediante a agendamento prévio. Ver informações no site Deficiente Ciente, link ao final do artigo.

Natal – Foto: Divulgação

Natal Praia Inclusiva
Acontece todos os finais de semana na Praia de Ponta Negra, promove banho de mar assistido com o auxílio de cadeiras anfíbias e atividades gratuitas de lazer.

Rio Grande do Sul – Foto: Divulgação

Praia Acessível Rio Grande do Sul
Disponibiliza equipamentos para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida incorporem banhos de mar, rio ou lagoa com segurança e dignidade.

Publicidade