04 de março de 2021 Atualizado 13:33

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Gramado e Canela

Natal na Serra Gaúcha

Mais luzes e menos shows: ele segue iluminado e, este ano, se apoiou na criatividade para manter a magia da época mais disputada pelos turistas

Por Redação

13 dez 2020 às 15:09 • Última atualização 13 dez 2020 às 15:10

Em época de pandemia, Papai Noel precisa se resguardar. Afinal, é idoso e faz parte do grupo de risco. Gramado e Canela decidiram adaptar seus tradicionais eventos natalinos (Natal Luz e o Sonho de Natal, respectivamente) e incluir novos adereços de decoração e iluminação nas ruas.

Nessa força-tarefa pela manutenção da magia, atrações turísticas e hotéis dão apoio à programação, criando eventos paralelos para manter os visitantes com a sensação de que, mesmo diferente, a festa de fim de ano está mantida.

Renas decoradas estão expostas na Rua Pedro Benetti e prestam homenagem à imigração da cidade. A exposição está diariamente aberta – Foto: Divulgação

Nas duas cidades, os espetáculos que reuniam milhares de pessoas por semana foram cancelados e pequenas apresentações ganharam novas versões. Às vésperas do início do Sonho de Natal de Canela, por exemplo, dois shows que seriam realizados em frente à Catedral de Pedra da cidade foram transferidos para o ambiente digital.

A Fábrica de Sonhos, que apresenta a tradicional descida do Papai Noel do alto da torre da Catedral de Pedra, e o espetáculo Vida, nova atração, são transmitidos diariamente nos canais digitais do evento e de promoção da cidade, a partir de vídeos gravados na madrugada. A celebração transferida para as redes sociais faz muita gente pensar que os espetáculos são ao vivo.

“Tratamos a programação artística não apenas como um festejo, mas como uma reflexão de que estamos em busca da cura e da nossa saúde mental. O momento que vivemos faz com que tenhamos um cuidado maior com a nossa família, conosco e com o próximo”, explica o diretor artístico Elias da Rosa. A cidade de Canela recebeu em julho a certificação Safe Travels, criada pela World Travel & Tourism Council (WTTC), que estabelece regras a serem cumpridas por empresas, cidades e países, para tornar as viagens mais seguras na pandemia.

Gramado – Foto: Divulgação

Para honrar o certificado, instalaram totens de álcool em gel em diferentes pontos do centro e criaram o grupo de Agentes de Saúde e da Alegria, com personagens que incentivam o uso de álcool em gel, máscara e o distanciamento social. Além disso, enquanto a maioria dos turistas dorme, uma equipe sanitiza os espaços públicos.

Espetáculos itinerantes em Gramado

Em Gramado, o Papai Noel está instalado em uma residência vermelha e verde da Vila de Natal, na Praça das Etnias. Para encontrá-lo, há um único acesso, onde é verificada a temperatura dos visitantes e indicado o uso do álcool em gel.

Para as fotos, ele geralmente vai até uma janela receber as crianças. Sempre protegido, costuma ter ajudantes para organizar as fotos e garantir o distanciamento. Ele também costuma surgir dentro de carros e no topo do Bustour, ônibus de dois andares que, nesta época, tem programação especial.

As imagens captadas nos celulares e câmeras são de um Natal de olhares expressivos, já que o uso da máscara é obrigatório – mesmo para garantir um registro nas famosas Rua Coberta e Rua Torta.

Nesta última, a decoração com quebra-nozes de casaco vermelho, guirlandas e bolas coloridas está impecável. A Rua Coberta tem teto repleto de luzes e bolas gigantes, as rótulas ganharam pinheiros, carrosséis e esferas transparentes. Pelo centro, caixas tocam as tradicionais canções da época.

Palco de um dos mais famosos eventos natalinos do País, Gramado investiu pesado na decoração deste ano, já que teve todos os espetáculos em grandes arenas cancelados.

Além disso, a cidade adotou medidas de rastreamento da Covid-19 e sistemas de detecção de aglomeração em alguns lugares públicos. Nas ruas, um sistema de som orienta os visitantes sobre os protocolos obrigatórios da cidade.

Com os grandes espetáculos foram cancelados, foram criadas mais de 1.200 apresentações itinerantes para fazer com que os turistas voltassem. Isso significa que, num passeio despretensioso para observar a decoração, você pode ser surpreendido por uma trupe de cantores e atores vestidos a rigor ou por um antigo veículo dos anos 50 com Papai Noel e muita música.

A maioria das apresentações é surpresa: não tem horário marcado ou local definido, para evitar aglomerações. Porém, há uma pista: elas ocorrem todos os dias em restaurantes, hotéis e parques da cidade.

Como assistir

Natal em Gramado
O Natal Luz vai até 30 de janeiro de 2021. Confira algumas das atrações natalinas disponíveis na cidade:

Trupe de Natal
Apresentações de dança e música com artistas. Ocorrem 12 vezes ao dia, com duração de 15 minutos cada. Os espetáculos itinerantes podem ser vistos em restaurantes, hotéis e parques e todos precisam seguir os protocolos obrigatórios da cidade. Diariamente, a Trupe de Natal está às 15h no parque Mundo a Vapor, em Canela.

Gramado – Foto: Divulgação

Vila de Natal e Casa do Papai Noel: A vila é o endereço da residência oficial do Papai Noel. Fica na Praça das Etnias, onde são vendidos produtos artesanais.

Com cerca de madeira, a atração tem acesso limitado e totens de álcool em gel. Funciona das 10h às 22h; a Casa do Papai Noel atende das 14h às 18h.

Gramado – Foto: Divulgação

Rotas e Notas: É um palco móvel, que percorre diversos pontos de Gramado com até três artistas. Ocorre diariamente às 19h.

Gramado – Foto: Divulgação

Ônibus com vista: Neste passeio criado pela Brocker Turismo, o Bustour Illumination Show circula à noite pelos principais pontos turísticos de Gramado e Canela e tem trilha sonora com músicas natalinas e intervenções artísticas. Inspirado nos clássicos da Broadway, os espetáculos ocorrem dentro do ônibus e em locais especiais.

O percurso é finalizado com show de sons, luzes e projeções na Catedral de Pedra de Canela. Papai Noel também embarca no passeio noturno, que tem duração média de 3 horas. Até 30 de janeiro. Ingressos a partir de R$ 169.

Concertos de Natal
O tradicional concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado ocorre em duas edições. A primeira, na Igreja Matriz São Pedro, dia 13 de dezembro, às 13h.

O segundo está previsto para 15 de dezembro, na localidade de Linha Nova, interior de Gramado, às 18h. Ambas as atrações terão restrição de público para garantir distanciamento e transmissão por canais digitais.

Canela tem catedral iluminada e desfile de atrações

Símbolo da cidade de Canela, a Catedral de Pedra veste máscara neste Natal. Por meio de uma projeção luminosa, a igreja usa o adereço em um baile de luzes e cores. A estratégia serve para informar e também para entreter os visitantes, que este ano não poderão assistir aos espetáculos gratuitos do Sonho de Natal, que costumavam ocorrer ali.

Canela – Foto: Divulgação

Na Avenida Osvaldo Aranha, a principal via, estão imagens de gnomos, Papai Noel, renas e presentes feitos de fibra. Os bonecos se misturam com as luzinhas da cidade e têm o ponto alto na Praça João Corrêa, onde está montado o espaço mais lúdico e encantador. Por ali, pode-se entrar dentro de um pacote de presente iluminado ou pedalar uma bicicleta até que uma árvore de Natal fique iluminada.

Há também diversão para as crianças. Pinheirinhos coloridos foram transformados em escorregadores e são disputados pelos pequenos. A garotada pode aproveitar ainda gira-gira, casinhas e, claro, um território para a Casa do Papai Noel, onde ele aparece até o dia 25 de dezembro.

Em frente à praça está um dos melhores lugares para assistir à Parada de Natal, que este ano conta com o apoio dos principais parques de Canela. Em carros personalizados, cada empreendimento levou para as ruas algum veículo decorado.

O cortejo ocorre de quinta a domingo, às 19h. Com música e buzinaço, os carros circulam pela rua principal do centro. Há modelos antigos, a réplica de um trem e até mesmo um carro com imagens egípcias. O Papai Noel, agora, passa no alto de um ônibus – com face shield.

Canela – Foto: Divulgação

Papai Noel radical
Com todos os cuidados, o Papai Noel canelense chegou de forma radical: desceu de rapel a famosa Cascata do Caracol e, até 25 de dezembro, recebe crianças na sua própria casa, na Praça João Corrêa. Usando máscara, ele fica diariamente das 14h às 19h.

Publicidade