28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Entrevista

‘Não considero a pandemia um obstáculo daqui para a frente’, diz diretora de turismo

Destacando participação na RT do Bem Viver, vice-presidente do Comtur lista projetos e desafios até 2023

Por Isabella Holouka

23 de outubro de 2021, às 17h07

Ao passo que a vacinação avança em todo o País e especialmente na região, a população passa a sentir cada vez mais confiança para retomar passeios comuns antes da pandemia, e que hoje podem ser realizados com segurança seguindo os protocolos contra a disseminação da Covid-19.

É neste clima de retomada que o Liberal entrevista Roseli dos Santos, vice-presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e diretora de Turismo de Americana, que tem mais de 18 anos de experiência na atividade.

Roseli dos Santos, vice-presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e diretora de Turismo de Americana, que tem mais de 18 anos de experiência na atividade – Foto: Divulgação_Secretaria de Cultura e Turismo

À reportagem, ela fala sobre a importância de Americana no contexto regional em que ela se insere atualmente, comenta projetos previstos para os próximos dois anos e dificuldades a serem superadas pela administração pública.

Como Americana vem se inserindo no turismo regional? 

Roseli dos Santos Se falarmos em regionalização, falaremos não só sobre a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), da qual Americana faz parte com outras 21 cidades, e que tem a Câmara Temática de Turismo, mas também do trabalho desenvolvido pela RT (Região Turística) Bem Viver. Fazemos parte do Mapa Turístico da RT, juntamente com outras sete cidades.

Dentre elas, Americana se destaca por algum motivo?

Roseli Americana deu início a essa regionalização do Bem Viver, chamando as sete cidades para que nós pudéssemos trabalhar e elaborar um Plano Diretor da Região Turística do Bem Viver. Com uma parceria do Senac, que elaborou o plano com a gente gratuitamente, temos um plano regional que inclui essas sete cidades.

Quais os potenciais e desafios de Americana dentro desta região?

Roseli – O programa visa o desenvolvimento de projetos alancados, que poderão fomentar as atividades turísticas do município, alavancando e prosperando o município, através do nosso trabalho. Nós temos também um Plano Diretor de Turismo de Americana, com a lei 6.106/2017. Seguimos esse plano diretor e trazemos projetos que fazem parte do Bem Viver, visam o bem-estar da população, com sustentabilidade e acessibilidade. Este é um trabalho para o qual estamos seguindo o Plano Diretor Turístico aprovado por lei, e temos os nossos projetos, que não fazemos apenas a nível municipal e regional, mas a nível estadual e federal.

Quais são os principais projetos no momento?

Roseli Temos o Comtur, que é uma obrigatoriedade para a elaboração do plano diretor, composto de vários segmentos voltados ao turismo. Temos um projeto de artesanato chamado Ameriart. O zoo é um projeto turístico para Americana. Teremos um centro de atendimento ao turista no portal. Conseguimos um planetário móvel, através de um projeto para o qual a unidade de turismo buscou verba e elaborou projeto juntamente com o convênio da Secretaria de Planejamento. Teremos, juntamente com a imprensa, uma revista chamada “Revista Gastronômica”, unindo as sete cidades, e vai ser um marco. Há o Projeto Raízes, que já elaboramos há muitos anos, e vamos dar continuidade.

Queremos fazer parte de uma rota religiosa chamada “Caminhos da fé”, e já entramos em contato para isso. Temos o projeto do Comtur que chamamos de ‘Instagramável’ ou ‘Eu amo Americana’, e pretendemos colocar isso em prática. Também pretendemos trabalhar com o ciclismo, incorporar essa modalidade, que já existe no município através de vários grupos de ciclismo. Agora teremos um Plano Diretor de Mobilidade Urbana, e sempre dizemos que o que é bom para a população é bom para o turista.

Todos estes projetos estão entre as diretrizes para este biênio 21/23?

Roseli Sim. E o turismo também faz parte da decoração de Natal. Na verdade, a decoração é uma atração ao turista, ao turista de negócios, e isso podemos ver em Gramado (RS), e outros lugares fora do Brasil, para onde se vai para contemplar uma parada de luz. Estamos trabalhando com a Sectur, já conseguimos enfeites em parceria com a Acia, dentro do espírito natalino, e estamos reformando esse material. Teremos outras árvores de Natal em parceria com outras empresas. Enfim, estamos trabalhando nisso para que Americana tenha uma decoração de Natal, que faz parte do programa de governo do senhor prefeito Chico Sardelli.

Quais são os desafios para realizar estes projetos?

Roseli Eu não considero a pandemia um obstáculo daqui para a frente, porque a nossa população está sendo vacinada e, com protocolos de segurança, ela vem se fortalecendo. É visível que o turismo depende destes protocolos e, se seguirmos com eles, temos grandes chances de alavancar e prosperar com o município.

Um desafio é a gente buscar verbas através de um trabalho que está sendo feito pela Secretaria de Planejamento, pela plataforma +Brasil. Nela, Americana saiu na frente e tem grandes chances de verba. Os eventos são muito esperados pelos munícipes e pelos visitantes, e são mesmo uma questão de dar segurança para que eles possam estar participando. Que a gente possa daqui para frente, logicamente que com todos os cuidados, oferecer à população os eventos culturais, musicais, religiosos.

Esta reportagem faz parte do conteúdo especial que o Malas Prontas trará semanalmente, até o último domingo de outubro.

Publicidade