26 de outubro de 2020 Atualizado 22:08

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Turismo de aventura

Juruaia tem várias opções turísticas

Cidade do interior de MG oferece turismo rural com montanhas cafeeiras, sítios, fazendas e muito mais

Por Da redação

27 set 2020 às 19:48

Localizada no sudoeste de Minas Gerais, pouco mais de 300km da capital paulista e cerca de 400km de Belo Horizonte, a cidade de Juruaia, enche os olhos de quem passa pela região ao contemplar suas montanhas cafeeiras, sítios, fazendas, estradas vicinais, casarões e cachoeiras.

Convidativa, é o destino certo para aqueles que buscam, entre um café vindo das montanhas mineiras e um pão de queijo quentinho, se aventurar praticando rapel, andando de bike ou fazendo trilhas. Os destinos mais buscados são cachoeira da Eufrásia, cachoeira de Itupava, Serra do Caipora e Serra da Mata.

Mesmo de longe o visitante já pode contemplar a beleza da Cachoeira da Eufrásia – Foto: Divulgação

No entanto, a campeã de visitas, é a Cachoeira da Eufrásia. Sua beleza está ao alcance dos olhos. Localizada a 16 km de Juruaia, na estrada sentido Juruaia/ Nova Resende, mesmo de longe o visitante já pode contemplar a beleza do lugar.

O local recebeu esse nome em homenagem a dona da propriedade onde está localizada, no bairro Córrego do Sino, ao lado do bairro Cachoeira. Possui uma queda d’água de 180 metros de altura e 15 metros de largura, além de dois poços de água que também são ideais para banho. Com uma bela paisagem, a Cachoeira da Eufrásia é um dos mais belos pontos turísticos da região.

CAPITAL DA LINGERIE
Ao concluir os passeios, a cidade de Juruaia está bem estruturada para receber os turistas, até mesmo porque atrai milhares de visitantes anualmente, que vêm em busca de turismo de negócios no polo da moda íntima.

Juruaia é conhecida por ser a capital da lingerie. Por isso, seus hotéis e restaurantes estão capacitados, oferecendo aconchego e dispondo de simpatia no atendimento ao público. O tempero tipicamente mineiro da comida é um destaque a parte.

Para aqueles que quiserem ir além e conhecerem a tradição da cidade podem ainda procurar por Roberto Pereira. Nascido em Muzambinho (MG), mudou para Juruaia quando ainda era pequeno e ajudou o pai a trazer a mudança com carro de boi.

O pai Joaquim Pereira da Silva trabalhava na fazendo de Mané Venâncio, amansando a boiada e carreava para levar café e feijão para outras cidades. Um aprendizado que passou de pai para filho. E lá se vão 62 anos, dos seus 74 anos de idade, que o sr. Roberto começou a carrear e amansar a boiada.

Há 20 anos faz desfiles de carro de boi e é uma das figuras mais tradicionais e conhecidas de Juruaia. Quem se interessar em ver de perto uma boiada de desfile, basta agendar horário pelo (35) 99959-5236.

Para conhecer a produção artesanal juruaiense de queijos, rapaduras, doce de leite, por exemplo, basta visitar a fanpage Rural Forte.

Publicidade