22 de Maio de 2020 Atualizado 10:49

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Fique em casa

Ilha da Madeira online

Conheça atrações do destino português sem sair de casa: museus, paisagens e webcams

Por Da redação

02 Maio 2020 às 12:05

A Madeira, arquipélago português situado em meio ao Oceano Atlântico, está temporariamente fechada para visitantes devido ao cenário atual de pandemia. No entanto, continua sendo um destino turístico de excelência e, como tal, quer que os viajantes continuem a conhecê-la – mas, neste momento, de forma online.

Ilha da Madeira – Foto: Adobe Stock

Por isso, a última novidade da ilha é a disponibilização de diversas exposições de seus museus de forma virtual. Atualmente, há 11 diferentes mostras no site de Museus da Madeira, de quatro museus diferentes, que vão desde peças clássicas até contemporâneas. Esta é uma das muitas ações da campanha da ilha, “Stay home now. Dream online. Visit us later!” (“Fique em Casa. Sonhe online. Visite-nos mais tarde!”, traduzido ao português).

É possível conhecer, por exemplo, os incríveis desenhos e aquarelas de Emily Geneviève Smith, que retratam a ilha no século 19, os coloridos trabalhos do português Daniel V. Melim e as belas pinturas de Martha Telles, artista plástica natural da Madeira.

Câmara de Lobos – Foto: Divulgação

Para conferir as exposições, basta acessar o site https://bit.ly/Museus-Madeira e selecionar a preferida. Além das fotos das obras, há descrições completas dos projetos e informações de cada peça.

PAISAGENS

Além da arte, é possível conhecer mais as paisagens deslumbrantes da Madeira por fotos de vídeos. A entidade de turismo do destino divulga as diversas fotos de suas montanhas, trilhas, praias, florestas, piscinas naturais e charmosos vilarejos tanto em seu Flickr quanto no Instagram.

Canical Farol – Foto: Divulgação

Para conferir essas paisagens ao vivo, há diversas câmeras espalhadas pela ilha, que transmitem imagens sem parar pelo link https://bit.ly/WebcamsMadeira.

Ao longo do próximo mês, serão lançados também 11 vídeos no YouTube do destino que mostrarão as diversas atividades, atrações e experiências que o arquipélago oferece aos turistas.

Outra maneira de se sentir dentro dessas paisagens é utilizando o Google Street View. Este recurso do Google Maps oferece vistas panorâmicas de 360 graus na horizontal e 290 graus na vertical. Na Madeira, em especial, vale a pena explorar as estradas litorâneas com a ferramenta, pois é possível ver a beleza do mar quebrando na costa.

Levada Nova da Pta do Sol – Foto: Divulgação

Por fim, há também o site Madeira All Year, um portal oficial do turismo do destino que conta com informações, dicas, fotos, vídeos e muito mais.

Sobre a Ilha da Madeira

Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco.

O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Para mais informações, acesse www.madeiraallyear.com.

Miradouro do Cabo Girão – Foto: Divulgação

Miradouro do Cabo Girão

É um dos miradouros mais conhecidos da Ilha, famoso por ter uma varanda de vidro transparente “Skywalk”. Localizado a uma altitude de 580 metros, este miradouro oferece vistas fabulosas sobre o mar, as fajãs do Cabo Girão e do Rancho, tendo ainda o Funchal como cenário de fundo. Dispõe ainda de um café onde podem fazer uma pausa para uma refeição leve ou bebida.

Vale dos Balcões

No mirante dos Balcões, uma esplêndida cena completamente ocupada pelos vales verdejantes que caracterizam a floresta Laurisilva, integrada na Rede Natura 2000. Essa floresta assume uma importância acrescida como “produtora de água”, pois condensa a água das brumas nas folhas das plantas e daí traz grandes quantidades ao solo, onde reabastece as nascentes e riachos.

Vereda dos Balcoes – Foto: Divulgação

Excelente oportunidade para avistar alguns dos pássaros mais emblemáticos da Madeira, como o tentilhão (Fringilla coelebs maderensis), a Lavadeira (Motacilla cinerea schmitzi) ou o Melro-preto (Turdus merula cabreae), que sobrevoam o magnífico vale da Ribeira da Metade.

Centro das Artes Casa das Mudas – Foto: Divulgação

A última novidade da ilha é a disponibilização de diversas exposições de seus museus de forma virtual. A Casa das Mudas – Museu de Arte Contemporânea da Madeira é um espaço cultural que conta com diversas obras de importantes artistas portugueses e madeirenses.

O museu esteve instalado desde 1992 na histórica Fortaleza de São Tiago, no Funchal, um espaço lindo mas que acabou se tornando pequeno conforme o acervo foi aumentando. Então, o Museu foi transferido em 2015 para o Centro das Artes – Casa das Mudas. Uma mudança importante para acolher todo o acervo de obras da arte contemporânea portuguesa.

O espaço Casa das Mudas já funcionava, desde 2004, como um centro de artes com exposições temporárias e uma programação variada em seu auditório. Tem uma vista do Oceano Atlântico de tirar o fôlego e de cima é possível ter uma das melhores vistas da Praia e da Marina da Calheta.