18 de abril de 2024 Atualizado 20:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Fuja da pandemia para São Pedro

Cidade atraiu muitos turistas e teve um aumento de 40 a 50% nos serviços de hotelaria, turismo, lazer e gastronomia

Por Paula Nacasaki

25 de dezembro de 2021, às 10h29

A cidade de São Pedro se tornou uma das rotas de fuga durante a pandemia de Covid-19. Pessoas que estavam entediadas com o isolamento viram na estância turística uma opção de lazer, que possibilitava a diversão, mas sem aglomeração.

Por suas belas paisagens e a hospitalidade que só o Interior possui, a estância foi o destino de muitos viajantes neste ano. Segundo a administração municipal e empresários locais, houve em 2021 um aumento de 30% a 40% nos serviços de hotelaria, restaurantes, cafés, entretenimento, cultural, etc.

Conhecida por suas belezas naturais, a versatilidade faz parte das características da Estância Turística de São Pedro, localizada no Interior de São Paulo, a cerca de 73 km de Americana – Foto: Prefeitura de São Pedro / Divulgação

De acordo com a secretária de Turismo, Clarissa Campos, no início da pandemia, estudos da USP e Sebrae apontavam que o turismo regional e o de natureza seriam os principais pontos de retomada. As projeções foram certeiras, o que garantiu um excelente retorno das atividades, que foram graduais, seguindo as determinações do Estado. “Nesse período em que estávamos fechados, disponibilizamos de maneira online cursos, lives, especialistas, para que os empresários pudessem se adaptar e cumprir as exigências sanitárias”, afirma.

Ainda segundo Clarissa, a Serra do Itaqueri, que corta a cidade, é um diferencial da estância para outros destinos turísticos do interior paulista. “É uma benção que temos aqui, uma serra cortando nossa cidade, sem falar na fauna e flora preservadas”.

O aumento na demanda dos serviços foi sentido pelo proprietário da Venda do Brilio, Cléber Brilio, que está a frente dos negócios da família há três anos. Ele contou à reportagem do LIBERAL que, desde o início do ano, a venda de pratos para o almoço, assim como o tradicional café da manhã, tiveram um aumento de 50% relacionados a períodos anteriores à pandemia.

O turismo de natureza e aventura também se destacou e trouxe o mesmo impacto positivo na procura pelos turistas. O Rancho da Tirolesa teve uma busca de 40% a mais de clientes, comparado com 2020. O empresário do espaço, Rogério Boaventura, contou que o comportamento de segurança também esteve presente entre os visitantes. “Houve uma explosão de atendimentos e o que eu percebi é que as pessoas se preocupavam em manter um distanciamento, se tivesse um pouco mais de pessoas elas iam embora e voltavam depois”.

O balonismo da Air Brasil, liderado pelo empresário, piloto e instrutor Feodor Nenov liderou as buscas por famílias que ansiavam fazer algo diferente na pandemia. Ele relatou que a maioria das viagens foi feita em dias atípicos, como uma segunda-feira por exemplo, uma vez que as pessoas estavam em home office. Além disso, eram sempre em grupos que já conviviam sob o mesmo teto, para evitar a propagação do vírus.

Outra percepção neste período pandêmico relatada por empresários locais é que muitos turistas que vieram apenas para passear acabaram se mudando para São Pedro. Além desse público, muitos que tinham casa de veraneio também assumiram a cidade como endereço fixo.

A psicóloga e empresária Meire Viana é uma delas. Em março de 2020 inaugurou o seu espaço, o Quintal da Serra Café Colonial Rural & Eventos na sua casa de férias e, neste ano, por conta da alta procura de turistas, deixou para trás a vida na capital e se dedica hoje ao comércio e mora em São Pedro.

Passeio de balão – Foto: Divulgação

Pelos ares

O balonismo é algo surpreendente e que deve estar no roteiro de qualquer viajante. A experiência de ver o sol nascer lá de cima é única. A paisagem é algo extraordinária. Contemplar a Serra do Itaqueri faz todo o medo de altura valer a pena. A empresa responsável por essa mágica é a Air Brasil Balonismo.

Escada do Cristo – Foto: Divulgação

Escada artística

O Parque do Cristo é um presente aos olhos. A escada que leva ao Cristo tem 132 degraus e é toda desenhada pelo artista plástico local, Lázaro de Oliveira Júnior, conhecido como Lajur. A obra da escadaria traz elementos que remetem ao próprio espaço, como o Cristo, balão, aves, flores e outros animais.

Parque Marcelo – Foto: Divulgação

Caminhadas e trilhas

O Parque Marcelo Golinelli possui espaço para caminhadas e trilhas que dão acesso a Serra e mirantes encantadores, que permitem uma vista incrível, um verdadeiro encontro com o verde da cidade.

Tirolesa – Foto: Divulgação

Rancho da Tirolesa

A tirolesa é outra atração, a sugestão é o Rancho da Tirolesa. Lá você encontra o simpático empresário que deixou a praia e agora comanda o turismo na Serra. Os colaboradores são tão atenciosos, que apesar dos dois lances de aventura, uma descida de 300 metros e a outra de 200, a uma altura de 60 metros, o medo vai embora e é possível curtir a atividade sem receios.  Voo livres, trilhas, passeios à cavalo e off road também são atrações que inteiram as aventuras em São Pedro.

Gastronomia – Foto: Divulgação

Gastronomia

Uma boa comida de roça é o que se encontra em restaurantes e nos famosos cafés coloniais. Muitos bolos, tortas, queijos, doces, torresmos e comidas feitas no fogão a lenha e em churrasqueiras. As cachaças artesanais e cervejas também são excelentes experiências durante o roteiro gastrônomico.

O que fazer em São Pedro

– A Praça Gustavo Teixeira é um verdadeiro mimo, o letreiro São Pedro atrai muitos turistas para fotos. Além do mais, nesse espaço há a Igreja Matriz, Feira de Artesanatos e alimentícios, e o Museu, que recebe o mesmo nome da praça.

Parque Aquático Thermas Water Park – Foto: Divulgação

– Outra dica é o Parque Aquático Thermas Water Park, que em 2020 foi o oitavo mais visitado do mundo e tem a maior piscina de ondas do Estado de São Paulo.

– O antiquário Vila Del Capo é um espaço dedicado para os amantes das antiguidades. A maioria do acervo vem de Minas Gerais e inclui móveis, eletrônicos, louças, decorações, entre outros itens. As composições do antiquário são tão variadas, que para se ter uma ideia, há um par de leões, que pesam uma tonelada e meia cada peça e custam R$ 58 mil a unidade. Não se assustem, apesar desse alto valor, existe uma gama de produtos e preços. O local também é um belo restaurante de cozinha italiana.

Onde ficar em São Pedro

Os hotéis e pousadas variam de acordo com o interesse de cada um, por ser uma cidade turística ampla, há diversas opções para estadias. Algumas referências:

  • Bella Villa Vitta
  • SPA Jardim da Serra
  • Pousada Sonho do Campo
  • Ananda Pousada
  • Santana’s Ranch
  • Pousada dos Caminhos
  • Hotel Fazenda Fonte Colina Verde
  • Arca Pousada
  • Pousada da Lua
  • Hotel Fazenda Paraíso dos Alpes
  • Hotel Fazenda São João

Publicidade