28 de março de 2024 Atualizado 09:14

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

É seguro frequentar parques temáticos neste momento?

No Brasil e no mundo, parques temáticos começam a reabrir e devem incluir novas medidas

Por Agência Estado

18 de julho de 2020, às 08h59

Máscara, check. Medição de temperatura, check. Higienização de ambientes e mãos, check. Marcações de distanciamento, check. Fila virtual de atrações, check. A rotina dos parques de diversão pós-pandemia no Brasil e no exterior deve incluir diversas novas medidas. Alguns já reabriram, outros estão com tudo preparado para a reabertura. Ainda assim, será que é seguro?

Para Fernando Aith, professor titular do Departamento de Política, Gestão e Saúde da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), o retorno dos parques aqui é “muito precipitado, assim como a volta do comércio”.

“O Brasil não fez isolamento decente, mesmo nos municípios com regras rígidas. No lockdown, o isolamento chegava a 60%, seja por educação ou incapacidade econômica para a população ficar em casa”, diz.

“Nesse contexto, a abertura de parques no Brasil é mais uma gota no oceano. A gente não precisava dela, mas não é o maior problema. Só vem impulsionar ainda mais o movimento de colocar as pessoas na rua, sem observar o distanciamento social, em um momento em que continuamos, por dia, com mais de 1.000 mortes e 40 mil infectados”.

Vanessa Costa, presidente da Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), diz que as medidas de prevenção são cuidadosas. “Fizemos um protocolo muito embasado, seguro. Os parques preenchem vários check-lists de segurança. O protocolo da Covid-19 é só mais um. Nossos funcionários já têm essa cultura”.

REGIÃO SUL
De acordo com a associação, estão em funcionamento apenas parques na região Sul, especialmente os próximos a Balneário Camboriú, onde ficam o Beto Carrero World (na cidade de Penha) e o Unipraias, complexo natural com atrações, mirantes e bondinhos Em 2019, os cerca de 100 associados da Adibra, com aproximadamente 600 operações (parques e bufês infantis), receberam em média 55 milhões de visitantes. Só o Beto Carrero responde por 2 milhões anuais.

O Beto Carrero informa que funciona com 30% do público total. Segundo o parque, praça de alimentação e restaurantes abriram com 50% da capacidade e os visitantes passam na chegada por um nebulizador de higienização com água ozonizada.

Para evitar aglomeração, o parque seguiu uma tendência internacional: oferece um aplicativo de fila virtual para o agendamento de até três atrações. Shows em ambientes fechados não voltaram, mas o público pode ver Hot Wheels Epic e Madagascar Circus, em área aberta.

Como está no mundo

Conforme a curva da covid-19 diminuiu, países foram reabrindo atrações. Segundo parque europeu mais visitado, o alemão Europa-Park funciona desde 29 de maio. Principal do continente, a Disneyland Paris volta em 15 de julho. Na Ásia, a dupla Tokyo Disneyland e Tokyo DisneySea voltou dia 1º de julho.

O Shanghai Disneyland Park foi o primeiro do grupo a retomar suas atividades no mundo, em 11 de maio. Depois, veio o Hong Kong Disneyland Resort, em 18 de junho. No dia seguinte, começou a reabertura em fases do Universal Studios Japan, da empresa concorrente.

Nos Estados Unidos, a curva da Covid-19 segue crescendo na Califórnia e a Flórida, onde estão os parques preferidos dos brasileiros, embora nossa entrada esteja proibida no País por Donald Trump. “A situação nos Estados Unidos, que estão junto com o Brasil no nível epidêmico, é muito diferente em termos de compliance.

Ou seja, lá as regras são muito claras de como vai abrir, o que tem de fazer, quais são os critérios da manutenção das atividades e, inclusive, quando fechar novamente se o nível de infecção e letalidade subir”, afirma Fernando Aith, professor da USP.

O retorno dos quatro parques temáticos do Walt Disney World Resort, na Flórida, está marcado para começar em 11 de julho. Na Califórnia, os dois parques do grupo devem receber visitantes a partir de 17 de julho. Para incentivar o público a seguir as novas medidas, o grupo fez uma criativa campanha com os personagens de Os Incríveis.

Enquanto o californiano Universal Studios Hollywood permanece fechado, a empresa puxou a fila das reaberturas na Flórida. Em 5 de junho, o Universal Orlando Resort iniciou a retomada de seus três parques.

“Estamos limitando a capacidade de ônibus e táxis aquáticos (de transporte até os parques) e aumentamos nossos já rígidos procedimentos de limpeza e desinfecção. Em todas as atrações, estamos escalonando o preenchimento de assentos e filas para criar distância entre os grupos”, explica Juliana Pisani, diretora de Marketing do grupo para a América Latina.

Publicidade