25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Destinos no Brasil para curtir o inverno

Vamos aproveitar esse período para conhecer alguns destinos brasileiros e curtir o friozinho

Por Redação

10 de setembro de 2020, às 08h20

A região mais fria do Brasil é o Sul do País. Mas você sabia que existem outras cidades em todo território brasileiro que registram temperaturas baixíssimas nesta época do ano? Vamos apresentar algumas delas e seus principais atrativos. Então, separe o casaco e vamos viajar pelo inverno brasileiro por essas cidades frias, porém muito e charmosas.

Santo Antonio do Pinhal – Foto: Divulgação

SANTO ANTÔNIO DO PINHAL
Santo Antônio do Pinhal é um município do Estado de São Paulo, localizado na Região Metropolitana do Vale do Paraíba, com temperatura média de 16ºC ao longo do ano e baixas que chegam a 13ºC. O destino é ideal para curtir uma viagem romântica aos finais de semana e feriados. A cidade é bem charmosa e tem passeios interessantes para fazer, como uma visita ao Jardim dos Pinhais Ecco Parque, com diferentes jardins temáticos que podem ser percorridos com um guia que vai explicando cada um dos jardins e suas espécies.

Campos do Jordão – Foto: Divulgação

CAMPOS DO JORDÃO
Campos do Jordão também fica na Região Metropolitana do Vale do Paraíba. A temperatura média é de 13ºC ao longo do ano e baixas que chegam até menos de 0ºC. De todas as cidades frias do Estado de São Paulo, Campos de Jordão é, sem dúvida, a mais famosa e a mais procurada. O clima da cidade também é famoso e já foi considerado um dos melhores do mundo pela sua pureza, por isso a alcunha de “Suíça Brasileira”. Possui também os melhores restaurantes de comida alemã. Além da boa comida, Campos do Jordão também tem uma fábrica da cerveja Baden-Baden. Vale uma visita com direito a degustação. Quem curte a natureza vai gostar das trilhas e passeios de quadriciclos pelas suas regiões montanhosas.

Pedra do Baú – Foto: Divulgação

SÃO BENTO DE SAPUCAÍ
Fica na região da Serra da Mantiqueira, bem na divisa com Minas Gerais, e registra temperatura média de 18ºC ao longo do ano com baixas que chegam a 14ºC. São Bento de Sapucaí é bem pequena e acolhedora, tem pousadas charmosas e bons restaurantes. Entre os principais atrativos estão a natureza da Serra da Mantiqueira, que permite aos turistas belas paisagens e aventuras. Aliás, o destino é um dos mais conhecidos destinos de montanhismo no Brasil. Especialmente por conta do complexo da Pedra do Baú, que reúne a Pedra do Baú com 340 metros de altura, e ainda Bauzinho e Ana Chata.

Monte Verde – Foto: Divulgação

MONTE VERDE
Esta é outra cidade bastante conhecida pelos turistas que estão em busca de frio. Apesar de ser uma cidade mineira, fica bem mais perto de São Paulo, por estar localizada na região da Serra da Mantiqueira. Monte Verde registra temperatura média de 14ºC ao longo do ano com baixas que chegam a 3ºC e, às vezes, atinge graus negativos. O clima frio e a arquitetura europeia são os chames desta pequena cidade, que fica isolada no meio da Serra da Mantiqueira. A natureza é generosa e é um convite aos turistas para fazerem caminhadas, trilhas e passeios de quadriciclos. Entre os passeios, é obrigatório visitas a fábrica de chocolate e a Pedra Redonda, que fica a mais de 1.900 metros de altitude. Dalí é possível ter uma vista de 360° da região.

Visconde de Mauá – Foto: Divulgação

VISCONDE DE MAUÁ
Visconde de Mauá é um povoado do município de Resende, no Estado do Rio de Janeiro. Sua temperatura média anual é de 17ºC, um verdadeiro inverno polar para os cariocas. Já durante o inverno, as temperaturas podem variar entre 6ºC e -3ºC. Apesar da região ter muitos rios e cachoeiras, não é aconselhado um mergulho nesse período do ano, mas vale uma visita e uma foto. O turismo de aventura é forte na cidade. A dica é subir na Pedra Selada, de onde é possível ter uma vista panorâmica da região.

TERESÓPOLIS
Teresópolis também fica na região serrana do Rio de Janeiro e sua temperatura média anual é de 18ºC e durante o inverno pode chegar até 6ºC nos dias mais frios. A paisagem montanhosa e fria é um verdadeiro convite a dias aconchegantes em uma deliciosa pousada, acompanhado de uma boa comida e um bom vinho. Ou quem sabe uma cerveja, já que a região serrana possui a maior concentração de cervejarias (grandes marcas e artesanais) do Brasil e Teresópolis está nesta rota cervejeira. Tem até uma cerveja produzida na cidade que chama Therezópolis.. Para quem curte aventura, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos tem mais de 200km de trilhas, sítios históricos e ruínas de fazendas antigas. Já para os mais boêmios, a cidade tem uma excelente gastronomia e para quem curte futebol, tem a Granja Comari.

Torre Panorâmica – Foto: Divulgação

CURITIBA
Curitiba é a capital do Estado do Paraná, no Sul do Brasil. É também a capital mais fria do País. A temperatura média é de 17ºC e a mais baixa já registrada foi de -5,4ºC, mas isso foi em 1972. No inverno, a média é de 13ºC. Uma característica de Curitiba é seu tempo nublado, justamente por receber menos dias de sol – até menos sol do que em Londres. Entre os mais famosos atrativos estão a Torre Panorâmica, que tem um observatório em sua parte superior de onde podemos ver toda a silhueta da cidade. A Ópera de Arame e o Jardim Botânico são outros famosos atrativos. A estrutura de aço tubular da Ópera, com telhado transparente, é um enorme complexo cultural, que ainda abriga o Centro Cultural Teatro Guaíra.

Cânion Espraiado – Foto: Divulgação

URUBICI
Localizada no alto da Serra Catarinenses, Urubici é considerada uma das cidades mais frias do Brasil. A temperatura média anual da cidade é de 16ºC, mas durante o inverno atinge graus negativos. A pequena e charmosa cidade é um reduto de elas paisagens e muitos atrativos de tirar o fôlego dos turistas. O Cânion Espraiado, por exemplo, é uma das atrações mais imponentes de Urubici e também a de mais difícil acesso. Este é só para os aventureiros. Mas, para quem prefere algo mais acessível, tem o Parque Quedas do Avencal com diversas atrações, entre elas o mirante de Vidro, que avança no abismo da Cascata. O que não falta em Urubici são cachoeiras, trilas, canyions e mirantes.

Urupema – Foto: Divulgação

URUPEMA – SC
Se Urubici é considerada uma das cidades mais frias do Brasil, com certeza, Urupema ganha o título com facilidade. A temperatura média anual da cidade é de 7ºC, mas durante o inverno atinge graus negativos com facilidade. A temperatura mais baixa já registrada foi de -9,4ºC e até congelou uma cascata. A cascata que congela é uma das principais atrações de Urupema. O local é acessado por uma trilha, que fica no pé do Morro das Antenas, o mais alto da cidade e que vale uma visita. Mas leve um bom casaco, a sensação térmica lá do alto pode chegar a -30ºC.

CAMBARÁ DO SUL
Cambará do Sul fica ao Sul dos Aparados da Serra, com 990 metros de altitude, no estado do Rio Grande do Sul. A temperatura média do ano é de 14ºC e no inverno também chega a registar graus negativos. A região possui o maior número de cânions do Brasil, junto com Santa Catarina. São mais de 80km de extensão com o estado vizinho. O local ainda abriga vales e rios. A grande área preservada é um dos principais atrativos da cidade, que abriga dois Parques Nacionais, onde podemos ver animais silvestres, além dos belos cenários.

Gramado – Foto: Divulgação

GRAMADO
Gramado é uma das cidades mais famosas do Rio Grande do Sul, tanto pelo frio bem como pelos seus deliciosos chocolates. A temperatura média é de 20ºC e no inverno elas variam entre 9ºC e menos. Por ser uma estância turística, possui diversos atrativos. Os mais famosos são suas fábricas de chocolate, o Parque Mini Mundo e o passeio de Maria Fumaça, que faz roteiros pela cidade, Canela e Bento Gonçalves. Ainda no inverno, se transforma para receber o Festival de Cinema, que reúne atores e artistas famosos. Outro importante evento em Gramado é o Natal Luz, o maior Natal do Brasil. Em 2019, foram mais de 400 apresentações.

Fonte: Estevam Pelo Mundo

Publicidade