29 de março de 2024 Atualizado 10:41

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Turismo

Destinos brasileiros para conhecer

Assim como aconteceu fora, o Brasil teve que restringir os deslocamentos e agora aos poucos está voltando

Por Redação

28 de julho de 2020, às 16h51

As coisas ainda não estão muito boas para o turismo e as viagens. Mas também é verdade dizer que aos poucos teremos que nos acostumar com esse “novo normal”. Pelo menos enquanto não existir uma vacina que possa acabar de vez com essa pandemia de Covid-19. Por enquanto, o jeito é se cuidar, manter o distanciamento e o isolamento social quando possível.

E se tiver que viajar, que seja com toda a segurança possível. Certo? Por hora, as regiões Sul e Sudeste foram as únicas que anunciaram reabertura de alguns de seus destinos para o turismo.

Brotas – Foto: Divulgação

BROTAS (SP)
Brotas é uma estância turística do interior do Estado de São Paulo. A natureza é exuberante neste destino, considerado um dos melhores destinos do Brasil no quesito ecoturismo e aventura. O turismo de aventura e o ecoturismo são os maiores atrativos, mas não são os únicos. Além das cachoeiras, do rafting e das trilhas, a cidade reserva pontos turísticos e culturais, opções gastronômicas, hotéis fazenda e pousadas ideias para férias em família.

Socorro – Foto: Divulgação

SOCORRO (SP)
Outro destino famoso por sua natureza é Socorro, também localizada no interior do estado de São Paulo. A cidade está aos pés da Serra da Mantiqueira, portanto, tem um clima ótimo tanto no verão quanto no inverno. As elevações e irregularidades de seu terreno criam rios de corredeiras e belas cachoeiras. Os mirantes são ideais para uma bela vista de toda a região. Outra opção de turismo na cidade são os hotéis fazendas com diversas atividades em meio a natureza. Não faltam ainda opções na área urbana, como um passeio pelo centro histórico e por seus casarões do início do século 20 e boas opções gastronômicas. O destino é ideal para os aventureiros e para as famílias.

MONTE VERDE (MG)
Você sabia que Monte Verde é uma das cidades mais frios do Brasil? Por isso mesmo o destino é ideal para curtir o inverno bem aconchegante, com lenha na lareira, fondue e uma bebida quente. Seja para o casal ou para a família, bem como os amigos. Monte Verde no inverno registra temperaturas de -1ºc (negativo) podendo chegar até -14ºc (negativos). Temperatura ideal para curtir a culinária mineira e alemã nos restaurantes da cidade, ou ainda, um chocolate bem quentinho num dos cafés. Sem contar as lojinhas de roupas de inverno. A natureza em Monte Verde também é de arrasar. A cidade é cerca de uma floresta de araucárias e pinheiros. Lindo de se ver! Passeios por trilhas e de quadriciclos são atrações muito procuradas, seja no inverno como no verão.

Angra dos Reis – Foto: Divulgação

ANGRA DOS REIS (RJ)
Angra dos Reis é um município do estado de Rio de Janeiro, conhecido pelas suas inúmeras praias e pela biodiversidade da Ilha Grande, a maior ilha das 365 que compõem a região. A principal ilha da região é a Vila do Abraão, que conta com restaurantes, bares, a Igreja de São Sebastião, no centro, e as ruínas do presídio Cândido Mendes. Mas com certeza, a ilha mais famosa é a Ilha Grande, por ser um pedaço preservado da Mata Atlântica. Não há muitos atrativos em terra, portanto, o mar é o grande destaque. Os passeios de lancha e escuna são as principais atividades, que percorrem as belíssimas ilhas da região pelo mar verde-água. Um dos programas preferidos é a Ilha da Gipoia.

CURITIBA (PR)
Curitiba é a capital do Paraná e é muito conhecida pela sua grande influência de imigrantes, em especial dos europeus a partir o século 18. Até hoje a cidade é colônia de italianos, poloneses, alemães, franceses, suíços, e ucranianos, que formaram os hábitos e costumes locais. Um dos pontos turísticos mais visitados de Curitiba é o Jardim Botânico, inspirado nos jardins franceses com tapete de flores e uma estufa metálica que abriga centenas de espécies botânicas, além de uma fonte d’água. Outro passeio que vale a pena é o setor histórico, um conjunto de edificações antigas dos séculos 18 e 19. É possível fazer um tour a pé, guiado e gratuito pelo local as terças e sextas com a Fundação Cultural de Curitiba.

FOZ DO IGUAÇU (PR)
Foz do Iguaçu fica no estado do Paraná, bem na fronteira entre Brasil Argentina e Paraguai e é principal base para quem quer visitar as Cataratas do Iguaçu – uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. A cidade é uma das mais visitadas por turistas internacionais do Brasil. Certamente, a principal atração da cidade são as Cataratas, uma verdadeira imersão em meio a natureza. Mas tem muitas outas opções em Foz, como a Usina Itaipu, a segunda maior do mundo, o Parque das Aves, o Templo Budista, o Marco das Três Fronteiras, o Ecomuseu e o Museu de Cera. Além de opções para descanso e compras no Paraguai. Mas neste período de pandemia, é bom verificar se esse tipo de passeio para o País vizinho ainda está acontecendo.

FLORIANÓPOLIS (SC)
Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina, é famosa pelas suas praias, incluindo estâncias turísticas populares como a Praia dos Ingleses. São mais de cem praias espalhadas pela costa da cidade. A capital catarinense é inclusive conhecida como Ilha da Magia por sua beleza natural. Além disso, Florianópolis tem outras opções como a Lagoa da Conceição, uma lagoa de água salgada popular para a prática de windsurf e passeios de barco, e a Lagoa do Peri, bem mais tranquila. Um de seus cartões postais é a Ponte Hercílio Luz, a ponte pênsil mais antiga da cidade que liga as partes insular e continental da capital catarinense. E apesar dela ter sido inaugurada em 1926, ficou fechada mais de 28 anos para reforma. A ponte foi reinaugurada em janeiro de 2020.

Bombinhas – Foto: Divulgação

BOMBINHAS (SC)
Bombinhas fica no litoral norte de Santa Catarina e uma de suas principais atividades é o turismo. Por ser uma península, sua diversidade de paisagens e opções de atividades em meio a natureza são inúmeras. A cidade é considerada um dos melhores destinos turísticos do Brasil, principalmente pela sua natureza exuberante. São 39 praias que variam de baías de águas calmas a praias agitadas e até desertas. O turismo é um importante pilar econômico da cidade. O PIB Turístico é de 19,74% e Bombinhas é o sexto destinos mais procurado pelos turistas estrangeiros.

Itapema – Foto: Divulgação

ITAPEMA (SC)
Localizada no litoral de Santa Catarina, Itapema é conhecida como a capital dos ultraleves. Isso porque a área do município registra o maior número de horas de voos de ultraleve do estado. Além disso, recebe anualmente o Encontro de Ultraleves, o evento atrai milhares de admiradores da aviação. Itapema é uma das cidades com a melhor infraestrutura entre as praias no Litoral Norte de Santa Catarina, atrás apenas de Jurerê Internacional, em Florianópolis. Entre os principais itens estão guarda-vidas, acesso à praia, posto policial, calçadão, sinalização para turistas, iluminação e outros. Além das praias e ultraleves, a cidade ainda tem outros pontos turísticos como a Ponto do Suspiro, o Parque das Capivaras, o Mirante do Encanto e o Mercado Público.

Gramado – Foto: Touron

GRAMADO (RS)
As ruas floridas e a arquitetura europeia chamam a atenção deste pequeno destino turístico localizado no estado do Rio Grande do Sul. Gramado apresenta mais de 50 atrações e pontos turísticos, 200 casas gastronômicas e mais de 1500 leitos hoteleiros. Certamente é a maior infraestrutura de turismo de todo o Estado. A cidade ainda é famosa por seus chocolates caseiros, e claro, o Natal Luz. Este é o evento mais famoso da cidade. O Natal Luz é o primeiro evento natalino do Brasil e é hoje um dos maiores espetáculos do gênero no mundo.

Fonte: Estevam Pelo Mundo

Publicidade