23 de abril de 2024 Atualizado 08:34

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Cuidados

Confira 5 dicas sobre viagens a trabalho na pandemia

50% dos viajantes corporativos brasileiros esperam voltar a viajar a partir do último trimestre de 2020

Por Redação

21 de outubro de 2020, às 14h48

Falta exatamente 3 meses para o fim de 2020. O ano que ficará marcado pelo coronavírus e o isolamento social. Muitas cidades brasileiras já flexibilizaram para o turismo, um dos nichos mais afetados desde o começo da pandemia. A taxa de desemprego registrada é a maior desde 2012. Logo, manter os consumidores, clientes e tentar novas parcerias torna-se necessário para a sobrevivência das empresas.

Juliana Queissada: controle a ansiedade na viagem corporativa caminhando nos parques e/ou locais abertos da cidade-destino – Foto: Divulgação

É neste momento que entram as viagens corporativas. Pequenas, médias e grandes empresas utilizaram, desde o começo da pandemia, plataformas online para a realização de reuniões. Entretanto, “fechar acordos e tomar grandes decisões não são tarefas fáceis para serem executadas de forma online. O presencial pode ser um fator decisivo para fazer uma nova parceria e/ou conquistar novos os clientes”, afirma Juliana Queissada, CEO da Queissada Comunicação, agência de RP e Digital Full Service.

Mas, como viajar na pandemia?! A Abracorp (Associação Brasileira de Viagens Corporativas) criou diversos protocolos de segurança e higiene para quem precisa viajar a trabalho. As medidas foram implantadas em aeroportos, agências de viagens, companhias aéreas, hotéis, locadoras, transfer, centro de eventos e demais entidades.

Nos aeroportos, por exemplo, há proteções de acrílico nos guichês de check-in e despacho de bagagens. Há também adesivos de sinalização que o viajante faz para o embarque e desembarque de um voo, totens dispensadores de álcool em gel para higienização das mãos e avisos sonoros no momento do embarque para que não aconteça aglomeração.

Outra medida que as companhias aéreas estão tomando é a organização da saída da aeronave: cada fileira desembarca em um período, assim não há aglomeração.

A empresa responsável pelo dado – 50% dos viajantes esperam viajar em outubro, novembro e dezembro a trabalho – foi a Emprotur em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Norte.

A pesquisa foi feita com 641 participantes de 18 estados brasileiros para compreender o mercado de viagens corporativas. A mesma pesquisa também revelou que 60% dos indivíduos acreditam que pelo menos metade das viagens a trabalho poderão ser substituídas por encontros online.

Caso você tenha que viajar a trabalho nesse último trimestre de 2020, veja as 5 dicas que a CEO do Queissada separou:

1) Certifique-se o alojamento que ficará na cidade-destino.
Seja um Airbnb ou hotel pesquise sobre o local. Investigue qual a sua classificação online, como é feita a limpeza, enfim converse com o proprietário/gestor do local. Ao chegar ao destino higienize os seus pertences: mala, mochila, e equipamentos eletrônicos.

2) Compre álcool em gel ao chegar na cidade-destino
Muitas companhias aéreas pedem para não levarmos álcool na mala. Devido ao risco de explosão. Ao descer no aeroporto, compre um álcool em gel e carregue sempre na sua mala de mão.

3) Lave as mãos com frequência
Lembre-se de usar sabão, e lavar as mãos sempre. Principalmente ao manusear objetos de uso compartilhado, antes de se alimentar, em locais com grande fluxo de pessoas como os aeroportos.

4) Evite tocar olhos, boca e nariz
Nunca toque o seu rosto se não estiver com as mãos higienizadas

5) Use máscara e segure a ansiedade
Faça uso da máscara no momento que estiver fora da sua casa até o local que irá se hospedar na cidade- destino. Lembre-se de respirar: a ansiedade pode ocorrer. Principalmente porque estamos vivendo algo perigoso para a saúde pública.

Respire e procure atividades de relaxamento ao chegar na cidade – destino, vale: meditar, andar em um parque respeitando o distanciamento, e/ou cozinhando. Diminua o excesso de álcool nas bebidas que trazem ainda mais ansiedade neste momento.

Publicidade