28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Estruturas

As mais belas passarelas do mundo

Arquitetos constroem belas pontes para pedestres que vão muito além do que uma simples passagem

Por Rafael Castilho / Melhores Destinos

19 de novembro de 2020, às 21h09 • Última atualização em 19 de novembro de 2020, às 21h10

Descubra as mais belas e incríveis. Por todo o mundo, arquitetos constroem belas pontes para pedestres que vão muito além do que uma simples passagem de ligação entre dois lugares.

São passarelas que se tornam cartões postais e símbolos de várias cidades pelo mundo. Algumas modernas e futuristas, outras já históricas e icônicas. Conheça as mais belas e incríveis passarelas do mundo.

Ponte Vecchio – Itália
A data de inauguração não é precisa, mas acredita-se que esta ponte em Florença tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Sobre a ponte há lojas e casas. Durante a Segunda Guerra Mundial foi a única que sobreviveu intacta aos bombardeios.

Ponte de Rialto – Itália
A sua beleza arquitetônica e romantismo a tornam a passarela mais charmosa e fotografada de Veneza. Também é a mais antiga. Primeiramente de madeira, mas em 1588 foi iniciada a construção da atual ponte que abriga pequenos comércios.

Gateshead Millennium – Inglaterra
O grande arco de aço da Ponte Gateshead Millennium, em Newcastle, forma a primeira ponte basculante do mundo. Além da incrível arquitetura, esta passarela para pedestres e bikes inclina 40 graus para a passagem de barcos.

Ponte Carlos – República Tcheca
Uma das principais atrações de Praga. Esta maravilha tem 516 metros de extensão e é apoiada em 16 arcos sobre o rio Moldava. A ponte mais antiga da capital tcheca teve o início das construções em 1357. Nas suas extremidades a Ponte Carlos é protegida por torres de arquitetura gótica. A ponte também é decorada por 30 estátuas de santos e patronos tchecos.

Stari Most – Bósnia e Herzegovina
A ponte original na cidade de Mostar, na Bósnia e Herzegovina, datava do século 16. Mas infelizmente esta foi destruída durante a guerra na década de 90, mas foi reconstruída igualzinha a original em 2004.

Ponte Moisés – Holanda
Que tal abrir as águas como o profeta Moisés? Esta é a ideia desta passarela na Holanda. Esta passagem dá acesso ao Fort De Roovere, um entrincheiramento construído no século 17 e que fez parte da chamada West Brabant Water Line, uma linha de defesa que consistia uma série de fortalezas construídas entre as cidades de Bergen Op Zoom e Grave. Bem diferente e excêntrica, esta ponte holandesa não poderia ficar de fora das mais incríveis passarelas do mundo.

Kappellbrücke – Suíça
Esta ponte ganha o nome em português como Ponte da Capela. Originalmente construída em 1365, essa é a ponte coberta mais antiga da Europa e também a mais velha ponte de treliça ainda existente em todo o mundo. Toda de madeira, esta passarela é bela por fora e por dentro, onde abriga pinturas do século 17.

Puente de la Mujer – Argentina
Localizada em Puerto Madero, em Buenos Aires, esta bela passarela foi projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O design assimétrico da ponte busca lembrar um casal dançando o tango.

Grand Canyon Skywalk – Estados Unidos
Numa das mais belas paisagens naturais dos Estados Unidos fica a Grand Canyon Skywalk. Uma ponte em forma de ferradura com o piso de vidro em Eagle Point, no Arizona, perto do rio Colorado, na beira de um desfiladeiro na área oeste do Grand Canyon.

Helix – Singapura
Esta passarela futurista foi inesperada nas curvas da molécula de DNA. Toda iluminada esta ponte de pedestres liga o Marina Center com o Marina South, a ponte oferece belas vistas da Baía de Singapura, do Gardens by the Bay e do resort de Marina Bay Sands.

Ponte Dourada – Vietnã
Uma das mais novas atrações turísticas do Vietnã inaugurada em 2018. A Ponte Dourada tem 150 metros de comprimento e está a 1.400 metros do nível do mar. Ela encanta pela sua construção excêntrica onde duas mãos gigantes seguram a passarela dourada como o nome. A Ponte Dourada não poderia ficar de fora desta lista das mais incríveis passarelas do mundo.

Langkawi Sky – Malásia
A Langkawi Sky Bridge é a mais longa ponte livre e suspensa curva do mundo. Pendurada a 670 metros do nível do mar, a passarela tem 120 metros e foi inaugurada em 2004. Para chegar nela só de teleférico e de lá admirar o belo cenário da natureza malaia.

U Bein – Mianmar
Sobre o Lago de Taungthaman em Amarapura, no norte de Mianmar, fica a passarela de U Bein toda feita de madeira. Com 1,2 quilômetro esta ponte foi construída por volta de 1850. Acredita-se que seja a ponte de madeira mais antiga do mundo e também a mais longa.

Ponte de Chengyang – China
Esta passarela de 64 metros fica em Guangxi, na China. Sobre a ponte de Chengyang fica cinco belos pavilhões usados pela população para se proteger do vento e da chuva. A Chengyang não poderia ficar de fora das mais incríveis passarelas do mundo.

Publicidade