24 de abril de 2024 Atualizado 15:05

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em casa

Tecnologia une pessoas em meio ao isolamento

Aplicativos oferecem recursos para aproximar os usuários no mundo virtual

Por Danilo Reenlsober

18 de abril de 2020, às 09h19

Foto: Fizkes - Adobe Stock
Várias opções de aplicativos gratuitos oferecem chamadas em vídeo para uma ou diversas pessoas simultaneamente

Em época de isolamento social imposto pelo avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) pelas mais diversas cidades do Brasil, evitar aglomerações e o contato com outras pessoas é essencial para impedir a disseminação da doença. Como fazer, então, para matar a saudade de amigos e familiares? A resposta está na tecnologia.

Diversos aplicativos, pagos ou gratuitos, disponíveis nas lojas virtuais do iOS e do Android (Apple Store e Play Store), oferecem recursos de vídeochamadas que podem ser usados para aproximar as pessoas nesse momento de quarentena.

Entre as diversas opções de aplicativos, existem desde os mais simples até aqueles que oferecem chamadas em vídeo para diversas pessoas simultaneamente.

Confira os principais e mais populares aplicativos:

WhatsApp Messenger (Android e iOS)
O Whastapp é um dos aplicativos de comunicação mais utilizados do mundo. É utilizado principalmente para mensagens de texto e áudio, mas também permite ligações e vídeo-chamadas. Para conversar por vídeo, basta clicar no ícone de uma câmera filmadora, dentro de uma conversa. Outros 3 contatos podem fazer parte da conversa.

Facebook Messenger (Android e iOS)
O Messenger é o aplicativo de mensagens do Facebook, logo, se você tem um instalado, deve ter o outro também. Com boa qualidade, o Messenger oferece interface simples e amigável para chamadas em família com até 50 pessoas – até seis participantes todos aparecem, acima desse número somente quem está falando é mostrado.

Skype (Android, iOS, iPad e desktop)
Uma das primeiras ferramentas a oferecer o recurso de vídeochamada, o Skype permite ligações de vídeo com até 25 pessoas, acompanhado de uma janela de bate-papo. Também oferece a opção de ligações para qualquer telefone fixo e celular no mundo, através de créditos comprados pelo próprio aplicativo.

Hangouts (Android e iOS)
A plataforma de mensagens instantâneas do Google pode ser usada tanto pelo Gmail como pelo Google+ e permite ligações de vídeo com até 25 pessoas. Para criar uma chamada, clique no ícone de +, crie um novo grupo e depois compartilhe o link com quem você quer que participe do vídeo.

FaceTime (iOS)
O aplicativo da Apple é exclusivo para usuários da plataforma e permite vídeochamada com até 32 participantes. Para criar um grupo, clique no ícone de +, escreva o nome dos participantes e finalize tocando em “Vídeo”.

Google Duo (Android e iOS)
Instalada de fábrica em muitos dispositivos Android, a plataforma do Google também está disponível para aparelhos da Apple. O serviço não tem custo e possibilita chamadas simultâneas entre até 8 usuários dos dois sistemas.

Zoom (Android, iOS, Windows, macOS e Linux)
Apesar de ser mais utilizada no meio corporativo em versões pagas, a plataforma possui uma opção gratuita que possibilita a participação de até 100 pessoas – com limite de 40 minutos para chamadas em grupos.

Publicidade