20 de abril de 2024 Atualizado 08:41

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fique em casa

Internet pode ficar lenta; veja dicas para prevenir

Pandemia tem feito mais pessoas ficarem em casa e as conexões podem perder velocidade e oscilar em função do número crescente de acessos

Por Da Redação

05 de abril de 2020, às 08h36 • Última atualização em 05 de abril de 2020, às 09h01

A pandemia de Covid-19 (coronavírus) está mudando o comportamento das pessoas diante da internet. De acordo com o Speedtest, empresa que mede a velocidade das conexões de rede, países como Itália (principalmente na região da Lombardia), China, Espanha e Estados Unidos sofreram com baixas na velocidade dos downloads.

Isso é explicado por fatores como o maior uso das bandas por pessoas que estão trabalhando de casa ou ainda assistindo filmes, séries, vendo vídeos por causa da dispensa do trabalho e da proibição de atividades de lazer na rua.

Foto: Pixabay
Conexão pode apresentar problemas durante o período de quarentena

Segundo Sylvia Bellio, especialista em infraestrutura de TI e CEO da it.line, empresa de tecnologia, apesar da chance de brasileiros ficarem sem internet ser muito pequena, é provável que as conexões oscilem.

“Com as pessoas ficando mais tempo em casa muda a configuração do pico de acesso à internet caseira, que normalmente acontece no começo da noite quando o brasileiro chega do trabalho. O panorama atual é que um acesso fora da curva aconteça até mesmo de manhã”, pontua Sylvia.

Clique aqui e se inscreva no nosso canal do Telegram e receba as notícias no seu celular!

A especialista em infraestrutura explica que por causa da legislação brasileira e da própria infraestrutura de rede do país, as operadoras não são obrigadas a entregar 100% do pacote de internet contratado.

“As pessoas precisam ficar atentas a essa questão, ainda mais nesse período onde o consumo de internet deve aumentar consideravelmente”, alerta a especialista. Segundo ela, além de cobrar a operadora caso menos de 40% da velocidade de conexão contratada não esteja sendo disponibilizada, os consumidores também devem ficar atentos a dicas e situações que podem facilitar a navegação na rede.

Evite problemas com a conexão:

Testar a velocidade
Atualmente, existem vários sites e programas que realizam gratuitamente testes de velocidade da internet. Eles podem ser usados frequentemente, para que o usuário tenha o controle da velocidade que ele está recebendo em relação ao que está pagando. Em períodos de alta de uso da internet, a utilização dessas ferramentas é ainda mais importante.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Posição do seu roteador
O roteador deve estar preferencialmente perto do computador e longe de ambientes úmidos e com encanamento, por exemplo. Além disso, o indicado é que o aparelho esteja em um local alto. É altamente não recomendado deixar o roteador no chão, porque dificulta a propagação do sinal, além da possibilidade de acontecerem acidentes.

Possíveis fontes de interferência
Os sinais de internet, como outras transmissões, podem sofrer interferências de várias naturezas. Por isso, é importante ficar atento se aparelhos com o bluetooth ligado, por exemplo, não estão interferindo na conexão. Nestes casos, desconectar o bluetooth já pode contribuir com a melhora. Além disso, barreiras físicas como portas, metais , janelas e eletroeletrônicos como microondas também contribuem com a piora da qualidade da internet.

Verifique se outros dispositivos não estão acessando a sua rede
É bastante comum casos de pessoas que após problemas de lentidão com a internet acabam descobrindo que vários dispositivos desconhecidos estavam conectados em sua rede. Por isso, é essencial que os usuários tenham sempre esse controle, que pode ser feito através de aplicativos como o “Fing”. O programa aponta possíveis “aproveitadores” e também indica a vulnerabilidade da conexão.

Deixe sua rede segura
Além de causar lentidão na conexão, ter outros dispositivos conectados à sua rede é perigoso. Às vezes, o “intruso” quer apenas um sinal de internet para usar. Em outros casos, porém, a pessoa pode se aproveitar e hackear a conexão para roubar dados e informações. Por causa disso, é importante adotar protocolos de segurança no Wi-fi como WPA2 ou WPA, que possuem boas encriptações para proteger uma rede caseira.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A demanda por informação de fontes confiáveis durante a pandemia do novo coronavírus mostra reflexo nos números de audiência de veículos profissionais, como é o caso do próprio LIBERAL. Além disso, demanda um esforço contínuo de quem atua nesse segmento no poder público, caso do secretário de Comunicação do Estado de São Paulo, Cléber Mata, que reside em Americana. Esse é o tema da edição deste domingo do Além da Capa, o podcast do LIBERAL.

{{1}}

Publicidade