28 de novembro de 2020 Atualizado 21:44

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Tecnologia

Essas dicas de segurança online podem te salvar de muitos problemas

Para se manter protegido, veja essas dicas de segurança online

Por Redação

03 set 2020 às 16:16

A autenticação de dois fatores é uma das formas mais seguras de gerenciar os seus logins - Foto: Pexels

A segurança virtual sempre foi um tema muito importante, mas agora, na pandemia, se tornou essencial. O número de crimes virtuais cresceu consideravelmente, por conta do maior número de pessoas usando a internet e do contexto propício para atrair as vítimas. Surgiram golpes de todos os tipos, que podem vir de vários locais diferentes, desde os aplicativos mais simples, até seu próprio roteador. Grandes ataques em redes sociais aumentaram o alerta para o perigo dos criminosos cibernéticos. Para se manter protegido, veja essas dicas de segurança online:

Nunca salve seus dados

Você já deve ter visto que a maioria dos sites possui a opção de manter os seus dados de login salvos. Isso realmente facilita muito a vida do usuário, principalmente daqueles que têm dificuldades em lembrar a senha toda vez que quer entrar em uma página. No entanto, isso também simplifica a vida dos criminosos, já que no caso de uma invasão, eles terão acesso a mais dados pessoais seus, como se fosse um passe livre para entrar em suas contas.

Use um bloqueador de anúncios

Boa parte das páginas na internet sobrevive com os anúncios. Por isso, nós já naturalizamos as janelas que abrem sem o nosso controle. Porém, existem vários programas capazes de bloquear essas propagandas enquanto estamos navegando. Assim, você não correrá o risco de abrir uma janela com uma página maliciosa enquanto faz coisas simples na internet.

Utilize autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é uma das formas mais seguras de gerenciar os seus logins em sites e redes sociais. Você pode baixar um aplicativo em seu celular e deixar que ele gerencie as suas contas. Depois, toda vez que você quiser entrar em alguma plataforma, terá que digitar um código numérico gerado na hora pelo app. Dessa maneira, se algum criminoso tentar invadir suas contas, ele não conseguirá, pois não terá acesso ao seu celular com esse aplicativo de proteção.

Deixe seu computador limpo e atualizado

Nosso computador é como se fosse uma casa, que vai sujando com o passar do tempo e, por isso, precisamos limpá-lo. Essa sujeira, no caso, são os dados e os arquivos que ficam salvos conforme usamos o dispositivo. Entre esses dados armazenados, estão os vírus e outros programas maliciosos, que comprometem nossa segurança na internet. Para evitar essas ameaças, é importante formatar periodicamente o HD do notebook ou do computador, principalmente se você perceber que ele está mais lento do que o normal.

Além disso, também é fundamental manter o sistema operacional do dispositivo sempre atualizado, de acordo com a última versão disponibilizada. Assim, o seu computador será capaz de lidar com as ameaças virtuais mais recentes, o que é muito importante, considerando que os golpistas da internet sempre renovam suas técnicas.

Publicidade