28 de março de 2024 Atualizado 00:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pets

Vai viajar? Deixe seu cão num hotel fazenda

Hotel fazenda para cães oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o pet

Por Redação

21 de novembro de 2020, às 08h07

Quase 60% dos cães em todo o mundo estão acima do peso. Os dados são de um estudo publicado pelo Waltham Centre for Pet, entidade que promove pesquisas sobre nutrição e saúde de animais de estimação há mais de 50 anos. De acordo com os pesquisadores, uns dos grandes vilões são os petiscos dados pelos tutores. Entre os problemas causados pelo excesso de peso, estão a diabetes, os problemas cardíacos e as dificuldades respiratórias.

O estudo ainda aponta que 54% dos donos cedem aos pedidos de seu pet por mais alimentos e somente 20% medem a quantidade de comida oferecida. O levantamento foi realizado no Brasil, na China, na Rússia, nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Hotel Fazenda pode ser uma boa opção para seu animal de estimação – Foto: Divulgação

“Esse estudo é muito preocupante, pois os cães dependem exclusivamente de seus donos para se alimentarem. Os tutores devem estar conscientes de que, assim como o ser humano, os animais também precisam controlar sua alimentação, seja em relação à quantidade e ao horário”, alerta o médico veterinário e fundador de Clube de Cãompo, Aldo Macellaro Júnior.

“Atualmente há diversos tipos de petiscos mais naturais que podem ser dados aos pets – mas sem exagero”, recomenda.

O excesso de peso também é resultado de refeições diárias excessivas aliadas à falta de atividade física. Alguns sinais identificam se o cão está acima do peso, como não visualizar a linha da cintura quando se olha o animal de cima, coluna com curvatura acentuada devido ao peso do abdômen e demonstrações de cansaço.

Se identificar qualquer um desses sinais, o dono deve levar seu pet imediatamente ao consultório veterinário para que seja feita uma análise e o profissional indique a melhor dieta.

Além de reformular a alimentação do animal, é preciso incluir uma atividade física, como passeios e brincadeiras.

“Cães não nasceram para ficar presos em casa ou no apartamento. Eles precisam de espaço para gastar energia”, explica Macellaro Júnior, que também faz um alerta: isso deve ser feito de forma moderada e aumentando gradativamente, de acordo com as condições do pet.

Outra dica é inserir a prática de esportes, como a natação e o agility. Mas, antes de transformar seu bichinho um atleta de quatro patas, é necessário ir até o médico veterinário de sua confiança para verificar as condições de saúde, principalmente do coração.

AGILITY, UM ESPORTE EM ALTA
A prática do agility vem ganhando cada vez mais adeptos no Brasil e no mundo. Praticado pelo animal e seu tutor, o esporte requer muita habilidade e agilidade dos cães que, sob o comando dos seus donos, percorrem um circuito cheio de obstáculos como gangorras, muros, túneis, pneus, entre outros. O objetivo é completar o circuito sem infrações e no menor tempo possível.

“Essa atividade estimula a inteligência, obediência, socialização e o condicionamento físico dos cães, aprimorando a educação dele e o bom relacionamento entre o dono e o animal”, diz o médico veterinário.

Mas, não é só o cão que se exercita e se diverte. O dono também pode queimar calorias e driblar o estresse. Macellaro Júnior destaca outro ponto extremamente positivo: a melhoria do relacionamento entre o bichinho de estimação e o dono. “Ao praticar o agility, o animal aprende obediência ao dono e isso garante maior disciplina no dia a dia”, diz.

O hotel fazenda para cães oferece aulas para os donos interessados em iniciar uma atividade física com o pet, envolvendo ensinamentos de adestramento comportamental e aulas de agility.

Fonte: Clube de Cãompo, em Itu

Publicidade