29 de março de 2024 Atualizado 08:34

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Ultrassonografia é essencial na gestação dos pets

Exame gestacional é rápido, indolor e acessível, além de ser divertido para os tutores e importante para a saúde dos animais

Por Redação

18 de setembro de 2020, às 15h24

Doutora Fabiana Sicci reuniu informações fundamentais sobre ultrassonografia em pets - Foto: Divulgação

A gestação de cadelas ou gatas é muito importante para seus tutores, que ficam ansiosos para confirmar a chegada de filhotes, determinar o tempo de prenhez e tamanho da ninhada. Pensando nisso, a doutora Fabiana Sicci del Lama, da Junto – Ultrassom Veterinário in Home, reuniu informações fundamentais sobre o assunto.

Ela explica que a gestação em cadelas tem duração média de 60 dias, enquanto em gatas chega a 65 dias. Em casos de ninhadas maiores ou gatas idosas a gestação tende a ser mais curta, e em gatas obesas mais longa.

“Atualmente com a qualidade dos aparelhos de ultrassom, o exame gestacional ficou muito interessante e divertido para o tutor e sua família, pois conseguimos ótimas definições dos órgãos fetais, como a boca do feto, olhos e, dependendo do tamanho da ninhada e posição, definir até o sexo”, afirma.

A ultrassonografia é o meio de diagnóstico mais preciso para a avaliação da prenhez de cadelas e gatas. É indolor, rápida para o paciente, acessível ao tutor e tornou-se uma ferramenta essencial na clínica reprodutiva para a avaliação dos fetos e do sistema reprodutor das cadelas e gatas.

A técnica de imagem permite confirmar a gestação precocemente, monitorar a fêmea prenhe quanto às condições de ovários e útero, avaliar a idade gestacional e também condições vitais dos fetos.

“O exame de ultrassom auxilia muito neste acompanhamento, avaliamos batimentos cardíacos, movimentação fetal, desenvolvimento fetal, anomalias fetais, idade gestacional e dias para o parto”, defende a doutora.

“Para a contagem de filhotes, entretanto, é indicado preferencialmente o exame de raio x, pois o ultrassonografista pode errar na contagem devido à movimentação fetal”, acrescenta.

Como todo exame de ultrassom, o de prenhez também requer preparo. O exame deve ser feito com pelo menos 25 dias de gestação, pois antes desse período pode ocorrer um falso negativo para detecção.

Durante a gestação é recomendado pelo menos dois exames de ultrassom e no final da gestação pode haver a necessidade de exames seriados, para decidir se o animal vai ou não para a cesárea.

“O animal para ser encaminhado para cesárea deve apresentar a frequência cardíaca dos fetos baixa, o que caracteriza sofrimento fetal. Antes disso não é recomendada a cirurgia, pois um dia de gestação é muito importante para o desenvolvimento do feto”, alerta a especialista.

“Se você tem uma fêmea prenhe não deixe de realizar o exame de ultrassom, além de ser divertido, você estará cuidando muito bem da mãe e de seus filhotes”, conclui.

Serviço: Junto – Ultrassom Veterinário in Home
Dra Fabiana Sicci del Lama
Facebook: @juntoultrassomveterinarioinhome
Contatos: +55 19 99182-3043 – contato@juntovet.com.br
juntovet.com.br

Publicidade