28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Junto Vet

Ultrassom ocular é protocolo para cirurgia de catarata nos pets

Médica veterinária especialista explica que o exame é utilizado para avaliar possíveis contraindicações à operação

Por Redação

29 de janeiro de 2021, às 11h36 • Última atualização em 29 de janeiro de 2021, às 11h38

Cuidar dos olhos dos pets é de extrema importância, e podemos contar com a ajuda da ultrassonografia veterinária para isso. O exame pode usado no protocolo de algumas cirurgias, como a de catarata.

Muito utilizada pelos oftalmologistas veterinários na atualidade, o ultrassom ocular pode ser indicado em casos em que se observa aparência opaca, quando há edema de córnea, problemas no humor aquoso e vítreo, hemorragias e problemas na lente ocular.

Dra. Fabiana Sicci del Lama explica a importância do procedimento – Foto: Divulgação

A catarata é um processo degenerativo, que culmina na perda de transparência da lente ocular, e a ultrassonografia é utilizada para identificar a enfermidade, bem como suas complicações, como luxações lenticulares e descolamento de retina.

“A opacificação lenticular de olhos acometidos com catarata impede a observação direta de estruturas posteriores à lente no exame tradicional, o que torna a ultrassonografia a técnica de eleição”, afirma a Médica Veterinária doutora Fabiana Sicci del Lama, da Junto – Ultrassom Veterinário in Home, localizada em Americana.

“A remoção cirúrgica da catarata, está cada vez mais acessível e um dos critérios utilizados para se verificar se o olho está ou não apto ao procedimento é a sua avaliação ultrassonográfica, que permitirá diagnosticar luxações e subluxações lenticulares, deslocamento de retina, hemorragias e processos inflamatórios do vítreo, que contraindicariam a cirurgia”, explica ainda.

O exame permite avaliar o tamanho, a forma e a posição do globo ocular, para a análise de condições como a buftalmia (aumento do globo ocular) ou estrabismo (mudança do posicionamento do globo ocular), identificados facilmente. É possível avaliar ainda a presença de corpos estranhos, inflamações e tumores oculares, traumas contusos e perfurantes.

A ultrassonografia também pode ser empregada para a biometria ocular, de grande utilidade para a definição do tamanho de próteses ou para avaliação de malformações oculares.

Junto – Ultrassom Veterinário in Home

Dra. Fabiana Sicci del Lama
Facebook – @juntoultrassomveterinarioinhome
+55 19 99182-3043
contato@juntovet.com.br
juntovet.com.br

Publicidade