07 de março de 2021 Atualizado 11:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Raiva só pode ser prevenida com vacinação de cães e gatos

Veterinária da Univet lembra que a doença, que também acomete humanos, quase sempre é fatal

Por Redação

30 dez 2020 às 13:48 • Última atualização 30 dez 2020 às 13:57

Um morcego encontrado morto em Americana que testou positivo para raiva, segundo o Instituto Pasteur, de São Paulo, acende, principalmente nos tutores de cães e gatos, o alerta para a zoonose que é fatal na maioria absoluta dos casos e que só pode ser prevenida com vacina.

Pensando nisso, a médica veterinária Patrícia Comelato, da Clínica Veterinária Univet, em Americana, lista informações fundamentais sobre a raiva.

Vacina antirrábica é fundamental para proteger os pets da raiva – Foto: Andre Borges / Agência Brasília

“A raiva é uma encefalite viral transmitida pela saliva de morcegos e outros mamíferos infectados, que penetra no organismo através de pele e mucosas. É uma doença muito conhecida, que pode acometer cães, gatos ou humanos, gravíssima, com taxa de mortalidade de quase 100% dos casos”, alerta.

A veterinária explica que a transmissão se dá pela penetração do vírus presente na salivação do animal infectado, sendo que o mais comum é que aconteça pelas mordidas de morcegos, cães e gatos. A única prevenção é a vacinação dos pets.

“O importante nesse período de reprodução dos morcegos é, se encontrar um morcego no quintal ou em casa, isole a área de animais e pessoas e entre em contato com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Não se deve manusear esses animais”, recomenda Patrícia.

Em caso de mordida por um animal desconhecido e não vacinado, é importante lavar a ferida com água e sabão em abundância e procurar uma unidade básica de saúde.

“Mantenha cães e gatos com a vacinação anual sempre em dia”, conclui a veterinária.

Clínica Veterinária Univet

Rua Dom Pedro II, número 1855 – Nova Americana, Americana
3461-8259 / (19) 3645-8204 / (19) 99754-0102 (celular para emergência 24 horas)
univetveterinario@hotmail.com
www.univetclinica.com.br
Facebook.com/univetamericana
Instagram @univetamericana

Publicidade