15 de janeiro de 2021 Atualizado 22:13

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Pet

População de cães e gatos no Brasil pode crescer 26% até 2030

Aumento pode ter um grande impacto no mercado de medicamentos pet, aponta pesquisa

Por Redação

02 nov 2020 às 08:00

A população total de cães e gatos no Brasil deve chegar em cerca de 101 milhões de animais até 2030, o que representa um percentual de quase 26% a mais do que a população total de pets em 2019 e pode ter um grande impacto no mercado pet, especialmente de medicamentos.

Os dados são referentes a uma atualização da pesquisa desenvolvida pela Fundação Getúlio Vargas para a COMAC (Comissão de Animais de Companhia), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal.

Em 10 anos, população de gatos no Brasil seria de 41,6 milhões – Foto: Adobe Stock

A pesquisa aponta as consequências das mudanças de comportamento do consumidor nos últimos anos, o número de animais de companhia e o crescimento do mercado de medicamentos pet no Brasil. 

De acordo com o último índice divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), as populações de cães e gatos são de 54 e 24 milhões, respectivamente. Com a tendência de crescimento apontada no estudo, em 10 anos, o número de cães seria de 70,9 milhões e, no caso de gatos, seria de 41,6 milhões.

”O Brasil é o segundo maior mercado de pets no mundo. Com essa expectativa de crescimento na população de animais de companhia, diversos setores devem ser impactados, principalmente no que diz respeito à higiene e saúde dos pets”, explica o Dr. Leonardo Brandão, médico-veterinário e coordenador da Comac. 

A afirmação do médico é confirmada pela pesquisa. Mesmo com os efeitos da crise imposta pelo novo coronavírus (Covid-19), que abalou mercados de todos os segmentos, a quarentena propiciou o estreitamento da relação da família com seu animal. 

Para Brandão, essa mudança se deve ao fato de que o tutor está mais em casa: “O consumidor está mais atento ao quadro de saúde do pet devido ao contexto de pandemia. É normal que as preocupações em relação à saúde aumentem, o que faz com que a procura por remédios também aumente. Então tudo indica que o setor farmacêutico deve ganhar maior destaque nos próximos anos”, completa. 

PRODUTOS

A indústria farmacêutica não será a única a crescer com a expectiva de aumento populacional de cães e gatos no Brasil. Atulmente, uma série de produtos integram o dia a dia dos animais e seus tutores, incluindo acessórios como colchonetes e camas.

Colchonetes trazem conforto para os pets – Foto: Divulgação

Eles são essenciais para o conforto dos cães, gostosos para o descanso e ajudam na proteção contra o frio. Além disso, elas podem ter um visual moderno, que combine com a decoração ou com a personalidade da família.

Os colchonetes personalizados da CasaArte Utilitária são confeccionados em suede, um tecido geralmente utilizado no revestimento de sofás, e possuem base em couro sintético.

O grande diferencial dos acessórios, no entanto, são as estampas, cheias de estilo para abrigar os pets.

CasaArte Utilitária

(19) 99316-1713
www.casaarteutilitaria.com.br/
Facebook/CasaArteU

Publicidade