19 de abril de 2024 Atualizado 16:31

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Junto Vet

Pets e a tireoide: qual a importância da avaliação pela ultrassonografia

Realizada em cães e gatos, a ultrassonografia é um exame rápido e indolor que representa um diferencial na hora de fornecer um diagnóstico completo

Por Redação

01 de março de 2021, às 17h58 • Última atualização em 02 de março de 2021, às 11h08

A ultrassonografia cervical é muito importante na avaliação de muitas doenças e principalmente indicada para investigação de neoplasias tireoidianas. Pode também caracterizar essas massas pré-cirurgicamente, avaliando quais as áreas estão afetadas, a vascularização da região, suas características e também a invasão das artérias carótidas comuns, das veias jugulares e do esôfago.

Ultrassonografia cervical é muito importante também para a determinação da origem e extensão de massas palpáveis – Foto: Divulgação

Ela é realizada em cães e gatos, um exame rápido e indolor que representa um diferencial na hora de fornecer um diagnóstico completo em relação a alterações na região.

As principais funções da tireoide são a regulação da taxa metabólica; produção de calor, síntese e liberação de T3 e T4, portanto muito importantes para uma vida saudável do pet.

Os tumores da glândula tireoide em cães não costumam ser muito comuns, correspondem de 1,2 a 3,8% de todas as ocorrências, mas em cães 80% desses tumores são malignos.

Além de neoplasias o exame da região cervical pode ser útil para investigações das glândulas tireoides e seus problemas como a tireoidite. A tireoidite é associada à produção de anticorpos contra os hormônios tireoidianos, pode estar associada a doença autoimune, causando hipotireoidismo e atrofia idiopática tireóidea.

Ultrassonografia cervical é muito importante também para a determinação da origem e extensão de massas palpáveis, pesquisa de metástase em linfonodos regionais, pesquisa de invasão tumoral em outras estruturas do pescoço como: esôfago, traqueia e vasos e alterações nas glândulas salivares como: inflamações, obstruções e cálculos. Por isso devemos ter muita atenção e cuidar do pescoço dos nossos pets!!

Publicidade