19 de abril de 2024 Atualizado 22:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Outubro Rosa também vale para os pets

A médica veterinária Vanessa Páfaro explica que as fêmeas caninas têm alto índice de apresentar a doença; veja como prevenir

Por Redação

26 de outubro de 2020, às 11h29 • Última atualização em 26 de outubro de 2020, às 11h30

O mês de outubro é conhecido pela prevenção do câncer de mama, simbolizado pela cor rosa. Entretanto, a atenção vale também para o mundo pet, já que as fêmeas têm um alto índice de câncer de mama.

A Médica Veterinária Vanessa Páfaro, do Laboratório Páfaro Medicina Veterinária Diagnóstica, explicou que é importante e necessário apalpar as mamas das cadelas regularmente, para ver se há algum aumento de volume ou nódulo. No início, podem ser do tamanho de um grão de arroz, mas esses nódulos podem crescer de forma rápida. Caso tenha percebido, é necessário procurar imediatamente um médico veterinário.

É necessário apalpar as mamas das cadelas regularmente – Foto: Adobe Stock

Se diagnosticado, é necessário que um médico oncologista faça uma avaliação geral do estado de saúde através do exame de sangue, raios-X do tórax e ultrassom do abdômen, porque o câncer de mama pode causar metástases e se espalhar para o resto do corpo.

“Esses nódulos de mama não podem ser retirados unicamente, depois da avaliação médica é definido quais mamas ou até se toda a cadeia mamária deve ser retirada. As mamas se comunicam, então o câncer pode passar de uma para a outra”, explicou.

Para cuidar da doença, existem tratamentos quimioterápicos semelhantes aos aplicados em humanos, onde a cachorra passa por diversas sessões e pelo acompanhamento periódico de exames de sangue de imagem.

Prevenção

A melhor prevenção, de acordo com Vanessa, é a castração precoce que pode variar entre: antes do primeiro cio e até no máximo após o segundo cio, que equivale há um ano de idade. “Os cios vão passando e a porcentagem de prevenção também”, explicou.

Mesmo que não tenha realizado a castração ainda na fase de crescimento do paciente, Vanessa recomenda que faça o procedimento o quanto antes e não deixe de ficar atento aos sintomas.

Páfaro Medicina Veterinária Diagnóstica

Endereço: Rua das Figueiras, 1219 – Jardim Glória – Americana
Contato: (19) 3407-5133 ou 3648 – 5133
E-mail: atendimento@pafarolab.com.br
Atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h30 e de sábado, das 08h às 13h00

Publicidade