24 de abril de 2024 Atualizado 09:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

O que fazer se o pet comer objetos?

Especialista detalha os riscos, os exames necessários e as recomendações para evitar problemas

Por Redação

09 de dezembro de 2020, às 10h58 • Última atualização em 10 de dezembro de 2020, às 13h17

Embora ocasionalmente alguns animais gostem de ingerir objetos, os chamados “corpos estranhos gastrointestinais” podem causar problemas nos pets, como obstrução intestinal e gástrica total ou parcial, lesões nos intestinos e estômago, ou até ruptura de alças intestinais e, em casos mais graves, o óbito.

A doutora Fabiana Sicci del Lama, da Junto – Ultrassom Veterinário in Home, explica que, dependendo do objeto engolido, o médico veterinário solicitará endoscopia, radiografia ou ultrassonografia – exames que ajudam na identificação da localização do corpo estranho, da gravidade e de seu formato.

É preciso observar se o animal gosta de ingerir objetos – Foto: Divulgação

Se a estrutura não sair naturalmente, o animal é encaminhado para endoscopia ou remoção cirúrgica. Quando a cirurgia é escolhida, o pós-operatório é muito importante para o sucesso do tratamento. 

“O exame de ultrassom é o exame preferido dos médicos veterinários para a análise, pois ajuda a identificar estes corpos estranhos, o local que se encontra e a gravidade do problema”, explica Fabiana.

Os principais sintomas de ingestão de objetos são apatia, depressão, falta de apetite, vômito, dor abdominal aguda ou não, dificuldade ou ausência em defecar, diarreia e fezes com sangue. Caso o objeto seja tóxico, o animal terá também sintomas de envenenamento, como vômitos, salivação excessiva e diarreia.

Raças como Shih–Tzu, Lhasa Apso, Yorkshire, Pit Bull e Labrador costumam comer com facilidade bolinhas, panos, brinquedos em geral, chupetas, fraudas, ossos, agulhas, cabelos e pelos, que podem ser encontrados no estômago e intestino do animal no exame de ultrassom, lembra a especialista.

Já os gatos gostam de comer estruturas lineares, como fios de lã, fios de tecidos, fitas e elásticos. Nestes casos, o tutor pode ver uma linha saindo da boca ou no ânus do seu gato e tenta retira- lá não é recomendado, segundo Fabiana.

“A linha pode estar presa em algum ponto do estômago ou nos intestinos e no ato de puxar o tutor pode causar um rompimento. Aconselhamos sempre procurar com urgência o médico veterinário nessas situações, que com certeza fará os primeiros socorros e solicitará os exames necessários para o fechamento do diagnóstico. Se os primeiros socorros forem feitos corretamente, as chances de sobrevivência são maiores”, afirma Fabiana.

Ela lembra ainda que a prevenção é o melhor remédio. “Sempre mantenha esses objetos longe do alcance do seu pet e evite brinquedos que tenham partes pequenas e soltas, assim seu pet estará protegido”, aconselha.

Junto – Ultrassom Veterinário in Home

Dra Fabiana Sicci del Lama
Facebook – @juntoultrassomveterinarioinhome
+55 19 99182-3043
contato@juntovet.com.br
juntovet.com.br

Publicidade