19 de abril de 2024 Atualizado 22:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Latir ou miar demais: como melhorar o comportamento do seu pet?

A educadora canina Claudia Morais compartilha algumas dicas para aplicar no dia a dia e deixar a relação entre tutores e pets mais tranquila

Por Natália Velosa

24 de março de 2021, às 07h32

Muitas vezes os cães latem para chamar a atenção do tutor – Foto: Imagem de dahancoo por Pixabay

O erro mais comum quando seu animal de estimação late ou mia demais é repreender o animal no momento errado.

A avaliação é da educadora canina Claudia Morais. Segundo ela, o comportamento do cão, por exemplo, é reflexo e responsabilidade do tutor. Um animal pode ser mais trabalhoso que o outro, mas nada que paciência e persistência não resolvam.

Muitas vezes os pets latem ou miam para chamar a atenção do tutor.

Quando o tutor vai até eles para pedir que fiquem quietos, eles entendem que quando repetirem o som, o tutor vai voltar para dar atenção de novo. Não é necessário gritar, mas ter firmeza na voz.

“Uma dica para os cachorros é usar a palavra ‘quieto’. Quando falar ‘quieto’ em um tom sério e de imposição e o cão respeitar, você o elogia. Assim, ele vai associar que só tem a ganhar quando respeitar você e ouvir a nova palavra”, conclui.

O adestramento não é um trabalho de força, mas sim do psicológico do pet. “Mesmo para os tutores que reclamam da falta de tempo, o animal só precisa praticar cinco minutos por dia para dar resultado”. Confira cinco situações comuns e dicas de como resolvê-las. 

Publicidade