19 de abril de 2024 Atualizado 09:30

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Mascote

Ensaio fotográfico com o pet: veja dicas

Incluir o animal de estimação nas fotos de gestante, newborn ou mesmo fazer registros fotográficos só com pet é a nova tendência no álbum de família

Por Débora de Souza

29 de janeiro de 2020, às 11h47

Seja cão, gato, passarinho ou hamster, o animal de estimação faz parte da família e ponto final. Alguns são considerados “filhos” e sua participação em momentos especiais tais como casamentos e o nascimento do bebê, é exigida. Sendo assim, eles também fazem parte do álbum de fotografias.

As possibilidades são muitas. Há quem insira o pet no ensaio da gestante mostrando seu envolvimento na espera do bebê; quem opte por incluí-lo no ensaio fotográfico com as crianças mostrando a relação alegre e divertida entre eles; quem opte por um ensaio fotográfico exclusivo do mascote revelando detalhes de sua personalidade. Também é possível fazer um ensaio “newborn” (recém-nascido, em português) com os filhotinhos.

Foto: Kelen Bueno Fotografia
Os gêmeos Letícia e Felipe e a Maggie

Para um ensaio divertido e espontâneo, o legal é escolher um local em que o pet se sinta bem. “Fotos externas ficam muito bacanas, mas o dono precisa estar atento a personalidade do animal. Ele fica à vontade em área externa ou fica muito agitado, incomodado com outras pessoas?”, comenta a fotógrafa Kelen Bueno.

“Alguns animais se sentem mais confortáveis dentro de casa, por exemplo. As melhores fotos acontecem onde o animal se sente melhor e haja segurança, para ele e para as pessoas em volta”, completa. Outra dica é pesquisar profissionais e estúdios aptos para tal trabalho. Por ser uma novidade, é legal conversar com o fotógrafo sobre o que se espera do ensaio e quais as orientações do estúdio. É comum pedirem carteira de vacinação em dia e alguns possuem horários específicos para atendimento no estúdio.

“Quando a foto é no estúdio, evito marcar outros trabalhos depois do pet. Como lido com muitos bebês e crianças pequenas, faço uma limpeza completa no estúdio, após a sessão com o pet, para evitar alergias em clientes que não podem ou não estão acostumados com animais”, explica Kelen.

Foto: Kelen Bueno Fotografia
Daiane Venciguerra e Geraldo Rocha estavam casados havia um ano quando Lola chegou. Sete anos depois, a notícia de um bebê a caminho!

Kelen Bueno ri ao lembrar de seu primeiro ensaio fotográfico com pet, em 2015. A princípio seria um ensaio “newborn” até aparecer o gato da família.

“Estávamos fotografando e ele entrou na sala. A mãe sugeriu que fizéssemos fotos do bebê com o gato e eu fiquei muito apreensiva. Como ele [gato] se comportaria? E se acontecesse algo com o bebê? A mãe assumiu a responsabilidade e ajudou a montar o espaço para a foto. Ela posicionou a cabecinha do bebê sobre o gato e o gato não se mexeu. Foi uma surpresa para mim e as fotos ficaram bem diferentes”, conta.

De lá para cá, outros trabalhos vieram, sempre como sugestão das famílias que querem eternizar o momento com seus pets.

Dicas para o ensaio dar certo:

Para os pais:

1 Respeite a personalidade do animal. Escolha um local onde ele se sinta bem e perceba se ele fica à vontade com outras pessoas. Não o force a fazer nada que não esteja apto a fazer. O bem-estar e segurança do animal deve ser levado em consideração;

2 Fotos com as crianças exige cuidados especiais. O pet deve estar acostumado com suas brincadeiras. Por estarem em uma situação diferente, é essencial que os pais estejam atentos ao comportamento do animal durante a sessão a fim de evitar acidentes;

3 Converse muito com o profissional que fará o ensaio, o que se espera e o que é possível. Muitos estúdios não possuem espaço exclusivo para os pets, por isso, é importante respeitar as orientações do local;

4 O ensaio com pet costuma ser rápido, no entanto, é legal levar tigela de água, petiscos e tapete higiênico. Brinquedos são muito bem-vindos para conseguir boas fotos e ajudar o animal a se sentir mais à vontade no estúdio.

Para o profissional:

1 Determine um local para as fotos com pets no estúdio. Se não for possível destinar uma sala para cada trabalho, esteja atento à higiene após a sessão para evitar reações alérgicas;

2 Tenha objetos e mantas exclusivos para servir o pet. Não aproveite objetos usados na sessão com bebês e crianças;

3 Mantenha água e um tapete higienizado em local acessível para o cão e gato;

4 Sempre conversar bastante com os pais para que saibam como será o processo durante a sessão com o animal;

5 Se o pet não for participar de todas as fotos, é recomendado mantê-lo em local preparado para ele ou que alguém possa cuidar dele durante a sessão.

Publicidade