28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Calor aumenta os riscos de infestações de pulgas e carrapatos

Veterinária do Irapuru Pet Center explica como escolher a proteção ideal para o pet

Por Redação

13 de outubro de 2020, às 08h24

As altas temperaturas da primavera e do verão aumentam os riscos de tutores e pets enfrentarem infestações de pulgas e carrapatos, que além da coceira, podem causar doenças.

Segundo a médica veterinária Marina de Lião Frezzarin Bettinardi, do Irapuru Pet Center, de Americana, a prevenção é fundamental neste momento em que o calor e a umidade favorecem a proliferação dos ectoparasitas.

Prevenção é fundamental neste momento de temperaturas altas – Foto: “Tired of jumping around” by pachenha is licensed under CC BY-NC-ND 2.0

“Eles podem causar desde uma simples coceira até a transmissão de doenças infecciosas graves, como a DAPE (Dermatite Alérgica à Picada de Ectoparasitas), considerada um agravante nos casos de infestações por pulgas”, alerta a veterinária.

“Já a Erliquiose é a doença transmitida por carrapatos mais comum em cães. Ela é causada por uma bactéria e transmitida para o cão quando o carrapato se alimenta de seu sangue”, explica ainda.

De acordo com ela, nos meses mais quentes os passeios dos cães costumam ser mais frequentes, e até mesmo os animais que têm pouco contato com outros pets têm mais chances de terem infestações.

“É importante identificar o estilo de vida do animal para adequar a proteção ao tipo de desafio que o pet enfrenta no dia a dia, seja ele mais ativo, saindo de casa em passeios frequentes e participando de viagens com o tutor; ou mais caseiro, com baixo contato com outros pets”, explica a veterinária.

Atualmente o mercado para prevenção dos parasitas é muito amplo, incluindo desde pipetas que podem ser aplicadas no dorso do animal até comprimidos palatáveis, com durabilidade de 3 meses.

A escolha é flexível e permite ao proprietário se adaptar. Vale lembrar que além de cuidar do animal é fundamental tratar o ambiente em que o pet vive, já que é onde a proliferação acontece.

O Irapuru Pet Center conta com diversos produtos voltados à proteção contra pulgas e carrapatos, dentre diferentes tipos de medicamentos e rações, além de oferecer atendimento veterinário.

Irapuru Pet Center

Rua Luiz de Camões, número 135 – Vila Amorim, Americana
(19) 98454-1918
(19) 3462-6834
www.irapurupetcenter.com.br/
contato@irapurupetcenter.com.br
facebook.com/IrapuruPetCenter

Publicidade