23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

Cães também participam do Novembro Azul

A médica veterinária Vanessa Páfaro explica que cães machos podem apresentar câncer de próstata; veja como prevenir

Por Redação

24 de novembro de 2020, às 11h37 • Última atualização em 24 de novembro de 2020, às 11h44

Novembro Azul é o mês voltado para a prevenção do câncer de próstata e a atenção também precisa ser voltada ao mundo pet. Cachorros machos podem desenvolver câncer de próstata e vale o cuidado dos tutores.

A Médica Veterinária Vanessa Páfaro, do Laboratório Páfaro Medicina Veterinária Diagnóstica, explicou que a doença aparece de forma silenciosa e os sintomas só ficam aparentes quando o cão já está em um estado mais avançado da doença.

Doença aparece de forma silenciosa – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

“É sempre uma doença muito cruel e dolorosa para o animal, porque ele pode parar de urinar e defecar, ter infecção de urina, urinar com sangue ou apresentar dores abdominais”, contou.

O tratamento ainda é escasso dentro da medicina veterinária e ainda não há um tratamento quimioterápico que responda bem ao câncer de próstata, segundo Vanessa. Por isso, a recomendação da especialista é que os tutores atuem na prevenção para evitar maiores problemas e sofrimentos.

Prevenção

A castração é a melhor prevenção para o câncer de próstata nos cachorros, segundo a médica veterinária. “Não é só para ele não ter filhotes, mas para prevenir doenças graves que tem um tratamento difícil”.

A indicação é castrar o cão macho assim que terminar a fase de crescimento, com pouco mais de um ano de idade. Mesmo após o primeiro ano ter passado, ainda é necessário castrá-lo.

“Por volta dos cinco anos o animal já apresenta alterações prostáticas e é raro um animal acima dos dez anos que não tenha uma lesão grave na próstata”, alerta a médica veterinária, que indica castração preventiva a todos os cães.

Páfaro Medicina Veterinária Diagnóstica

Endereço: Rua das Figueiras, 1219 – Jardim Glória – Americana
Contato: (19) 3407-5133 ou 3648 – 5133
E-mail: atendimento@pafarolab.com.br
Atendimento de segunda à sexta-feira, das 08h às 18h30 e de sábado, das 08h às 13h00

Publicidade