01 de dezembro de 2020 Atualizado 22:19

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

Junto Vet

A importância da avaliação ultrassonográfica renal e urinária em pequenos animais

Exame é capaz de diagnosticar as principais doenças que podem acometer o trato urinário de cães e gatos

Por Redação

19 out 2020 às 15:12

O exame ultrassonográfico é a modalidade de diagnóstico por imagem mais escolhida pelos clínicos veterinários para a avaliação do trato urinário de pequenos animais.

É um exame rápido, indolor, preciso e acessível, capaz de diagnosticar a maioria das afecções no trato urinário, que se refere aos conjuntos de rins, ureteres, bexiga e uretra.

Devido à importância dos diagnósticos rápidos e precisos para o sucesso de qualquer tratamento, a doutora Fabiana Sicci del Lama, da Junto – Ultrassom Veterinário in Home, reuniu informações fundamentais sobre a avaliação ultrassonográfica renal.

Doutora Fabiana, da Junto Vet, explica a importância do exame ultrassonográfico – Foto: Divulgação

“Nos rins dos pets podemos encontrar algumas doenças como cistos e pseudocistos renais, abcessos, neoplasias, cálculos, dilatação de pelve e hidronefrose por obstrução, vermes, alterações genéticas, alterações difusas, hemodinâmicas e vasculares. Nos ureteres e uretra podemos avaliar a presença de dilatação, cálculos, neoplasias e problemas genéticos”, afirma.

Ela cita como principais alterações observadas na bexiga dos pets as malformações, cistite, presença de cálculos, coágulos e células em seu conteúdo luminal, rupturas vesicais e neoplasias.

 São muito comuns os achados de cistite, inflamações da parede da bexiga urinária e cálculos, e o ultrassom permite a visibilidade até mesmo dos que não se veem no raio x. Podem ser únicos ou múltiplos, de formatos e tamanhos variados.

“Na uretra podemos avaliar uma porção pequena abdominal pois na região pélvica, devido a presença de osso, é difícil a avaliação. As principais alterações em uretra são dilatações, cálculos, inflamações e neoplasias. Em cães machos podemos avaliar a uretra peniana, onde é muito comum encontrarmos cálculos”, alerta ainda.

A ultrassonografia também auxilia a coleta de urina por cistocentese, exame em que a urina é coletada diretamente na bexiga com uma agulha guiada pelo ultrassom. Trata-se do método mais asséptico para a realização do exame de cultura de urina, segundo a especialista.

Entre os preparos para o exame, Fabiana cita a importância de que o animal não urine nas duas horas que o antecedem, porque a avaliação da bexiga só é possível com presença de urina.  “Avaliamos formato, distensão, paredes e conteúdo urinário”, explica.

“A ultrassonografia é um exame eficaz e indolor para avaliação do sistema urinário de pequenos animais, dando ao clínico um diagnóstico preciso e rápido, o que é de extrema importância para o sucesso do tratamento”, conclui.

Junto – Ultrassom Veterinário in Home

Dra Fabiana Sicci del Lama
Facebook: @juntoultrassomveterinarioinhome
19 99182-3043
contato@juntovet.com.br
juntovet.com.br

Publicidade