18 de abril de 2024 Atualizado 20:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pet

A coceira não deixa seu cão em paz? Fique atento!

Entenda os motivos porque o sintoma deve ser observado e cuidado com cautela

Por Redação

07 de dezembro de 2020, às 10h58 • Última atualização em 07 de dezembro de 2020, às 11h00

Embora muitos acreditem que o ato de coçar seja um comportamento normal do cão, quando isso se torna um hábito exagerado que causa irritação ao animal, perda de pelo, vermelhidão, feridas e lesões, é hora de redobrar a atenção.

É possível que seu cão esteja com problemas de pele e a coceira seja o mais evidente dos sintomas.

Em pesquisa realizada em 2016, com 400 veterinários em todo o País, 63% afirmaram que os casos relacionados à dermatologia correspondiam de 31% a 50% dos atendidos na clínica.

Muitos são os fatores que podem causar coceira – Foto: Adobe Stock

Entre os profissionais dermatologistas, 62% responderam que a reclamação de coceira está presente em 51% a 80% dos casos.

“Esses dados mostram quão significativos são os problemas dermatológicos em cães e quanto isso pode afetar a qualidade de vida do animal e também a de seu tutor”, diz a médica-veterinária Juliane Basso, Gerente de Produtos de Animais de Companhia da Zoetis, que promoveu o estudo.

Muitos são os fatores que podem causar coceira – infecções, parasitas ou alergias. As alergias podem ser originadas por pulgas, comida ou alérgenos ambientais, como pólen, bolor ou ácaros de poeira. As mais comuns são a alergia a pulga, a alimentar e a dermatite atópica.

A recomendação de um tratamento deve ser realizada sempre por um médico-veterinário, de acordo com o histórico e o diagnóstico de cada paciente, e a escolha do método a ser utilizado deve ser feita em conjunto com o tutor do animal.

A limpeza do ambiente em que o animal vive, bem como de brinquedos e acessórios, como colchonetes ou camas, também deve ser mais rígida, com produtos de limpeza adequados e que não causem problemas aos pets.

Além disso, é imprescindível que o tutor observe de perto o comportamento do animal. Por exemplo, se ele se mordisca, lambe-se com muita frequência ou esfrega-se excessivamente, além, é claro, das alterações na pele.

COLCHONETES

Colchonetes ou camas são essenciais para o conforto dos cães e ajudam na proteção contra o frio. Elas podem ter um visual moderno, que combine com a decoração ou com a personalidade da família.

Colchonete dama de ouro: opção na CasaArte Utilitária – Foto: Divulgação

Os colchonetes personalizados da CasaArte Utilitária são confeccionados em suede, um tecido geralmente utilizado no revestimento de sofás, e possuem base em couro sintético.

CasaArte Utilitária

(19) 99316-1713
www.casaarteutilitaria.com.br/
Facebook.com/CasaArteU

Publicidade